LAGES LIMA, E., CARVALHO, P.C.P., WAGNER, E.; MORGADO, A.C. A
Matemática do Ensino Médio. Vol. 1. Rio de Janeiro: SBM, 1998.
LAROUSSE, C. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Universo, 1992.
LASTÓRIA, A. C,; MIZUKAMI, M. G. N. Construção de material instrucional
como ferramenta para aprendizagens docentes. In: MIZUKAMI, M. G. N; REALI,
A. M. R. (Orgs.) Aprendizagem Profissional da Docência: Saberes, Contextos e
Práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
LOPES, W. S. A importância da utilização de múltiplas representações no
desenvolvimento do conceito de função: uma proposta de ensino. 2003. Dissertação
(Mestrado em Educação Matemática), PUC, São Paulo.
MIZUKAMI, M. das G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico,
contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs.).
A Formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo
Horizonte: Autêntica, 2006.
MEIRA, L. Aprendizagem e ensino de Funções. In: SCHLIEMANN, Analúcia (Org.).
Estudos em Psicologia da Educação Matemática. 2 ed. Ampliada. Recife: Editora
Universitária da UFPE, 1997.
MENDES, M. H. M. O conceito de função: aspectos históricos e dificuldades
apresentadas por alunos do segundo para o terceiro grau. Dissertação (Mestrado em
Educação Matemática). PUC, Rio de Janeiro, 1994.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: UNB, 1999.
MOURA, M. O. de; MORETTI, V. D. Investigando a aprendizagem do Conceito de
Função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais. Ciência &
Educação, São Paulo, v. 9, n.1, p 67-82, 2003.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. A formação do professor que ensina
Matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos
pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.
(Orgs.). A Formação do professor que ensina Matemática – perspectivas e pesquisas.
Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro:
DP&A, 2001.
NOVAK, J.D. Understanding the learning process and effectiveness of teaching
methods in the classroom, laboratory and field. Science Education, p. 493-512,1976.
NUNES, A. I. L. a Pesquisa no campo da formação continuada de professores:
interrelacionando conhecimentos e cruzando caminhos. In: CAVALCANTE, M. M.
D.; NUNES, J. B. C.; FARIAS, I. M. S. de. Pesquisa em educação na UEVE: um
caminho em construção. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
OLIVEIRA, N. Conceito de função: uma abordagem do processo ensino-
aprendizagem. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Departamento
de Matemática, PUC, São Paulo.
ONTORIA, A.;BALLESTEROS, A.; CUEVAS, C.; GIRALDO, L.; MARTÍN, I.;
MOLNA A.; RODRIGUEZ, A., VÉLEZ, U. Mapas Conceituais: uma técnica para
aprender. São Paulo: Edições Loyola, 2005.