154
naturalmente importante. É um lugar onde você fica sozinho, onde você pode encontrar
outros professores, eu quero dizer que isto se torna um modo de operar. É legal quando
você tem um grupo de estudo que (...). Você pode ter um grupo de professores que se
reúnem, mas para chamar isso uma comunidade de prática, seria algo mais! E eu não
acho que é uma coisa que acontece a partir do primeiro dia, é algo que acontece
eventualmente. Eu nem mesmo diria que meu grupo de estudo sequer chegou a ser uma
comunidade de prática porque a única razão que faria eu concordar com isso seria se eles
tivessem continuado a se encontrar após eu ter partido.
Entrevistadora: Eles não continuaram?
Sandra Crespo: Não que eu saiba.
Entrevistadora: Agora que você terminou o projeto, você mudaria o título?
Sandra Crespo: Não, eu não mudaria porque o objetivo era tornar-se uma comunidade de
prática. Eu não gostaria de perder a noção de que era esse nosso objetivo. Então, essa é a
visão, é que uma comunidade de prática dentro das escolas é uma forma de dar aos
professores oportunidades de teorizar sobre a prática, serem intelectuais, e serem colegas
uns dos outros.
Entrevistadora: Você acredita que eles poderiam ter continuado sem a sua
presença?
Sandra Crespo: Ah, sim. Eu tenho quase certeza de que eles poderiam. Eu acho que eles
poderiam ter feito isso. Eu acho que eles deveriam…Eu não tenho certeza…se eles
teriam atitude necessária para que confiassem uns nos outros tanto quanto confiaram sem
a presença de um pesquisador de fora...
57
Já a orientadora/mediadora Featherstone, do caso 2, pondera:
57
E: The title of your project was “Community of practices” but the whole reports talk all the time about study
groups. So how do you understand this relationship: study group versus communities?
SC: OK. Study group is different from a community of practice because the goal of a study group is to become a
community of practice but when you have a teacher study group, it is a beginning, it is not…it is something that has
to be…that is the goal to become a community of teachers. It is not something that is naturally important, that this is
a place where you leave yourself alone, where you can meet other teachers, I mean this become a way of operating.
It is cool when you have a study group that just like (…). You can have a group of teachers that gather together, but
to call it a community of practice, it would be a thing! And I don’t think that it is something that happens from the
first day, it is something happens eventually. I would not even say that my study group ever achieve a community
of practice, because the only reason I would agree that they would have, if they would have continue to meet after I
left.
E: They didn’t?
SC: Not at my knowledge.
E: Now that you have finished your project, would you change this title?
SC: No, I wouldn’t. Because the goal is to become a community of practice. I don’t want to loose sight of the fact
that what we were after. So that is the vision, it is that community of practice within schools is a way of giving
teachers opportunities to theorize about practice, to be intellectuals, to be colleagues to each other.
E: Do you think they could have continued without you?
SC:Oh, yeah. I am pretty sure they could have. I think they could have done it. I know that they might have…I am
not sure…I am not sure….if they have what it is needed in order to they trust each other as much without the
outsider in there to…