155
O referido Quadro é uma proposta da diretoria da Instrução Pública para a unificação
dos trabalhos escolares primários. Assim, para consolidar um modelo de rotina escolar na
província, o instrumento traz em detalhes as orientações para a organização do tempo e dos
conteúdos do ensino primário. Nele, tem-se a classificação das matérias, com carga horária de
5 horas e meia, em duas sessões (manhã e tarde), detalhando os trabalhos escolares diários de
cada classe da instrução primária. Por isso, o Quadro Divisão em Classes e Distribuição dos
Trabalhos, nesse estudo, foi um importante instrumento de caracterização da rotina escolar.
O instrumento evidencia o esforço didático de aplicação do Ensino Simultâneo,
prescrito na Reforma de 1885. Sua organização do ensino em classes exige, principalmente,
um ambiente escolar apropriado e materiais de ensino, tais como compêndios, que facilitariam
os estudos simultâneos. Nesse sentido, considerando essas exigências, é possível questionar
até que ponto, levando-se em conta as condições precárias dos professores públicos, a
proposta dessa rotina pode ser efetivada no cotidiano escolar.
Sobre essa rotina diária no cotidiano escolar, o professor Felismino José Pereira, em
ofício de 07 de dezembro de 1866, aponta empecilhos para o cumprimento dos horários de
aprendizagem na escola, em Vila de Barbalha:
Devendo, segundo a Lei regulamentar da instrucção primaria, abrir se a
eschola ás 8 horas d‟amanhã, feixal-a ás 11 ½, reabril-a ás 3 da tarde, e
feixal a ás 5 ½, por muito que o professor trabalhe por trazer sua aula com a
regularidade prescripta, jamais o poderá, porque muitos são as dificuldades
que encontram. Tudo marja em desordem não se pode mandar aos alumnos
fazer a oração d‟amanhã, antes dos trabalhos; não escrevem , não lêm
simultaneamente, e muitas vezes não achão se todos na eschola ás horas da
lição! E á tarde? Acontece o mesmo. A cousa destes abusos é porque ás 8
horas a m‟or parte dos meninos, máxime, os que morão pelos contornos do
lugar onde está a eschola, occupão se em pilar, carregar agoa, trabalhar na
roça, etc: e quase todos, ainda têm almoçado, desorte que vêm chegando
para a eschola um a um até ás 10 horas, estes almoçados, aquelles não, e
assim á proporção que cada um vai acabando de escrever pede para ir
almoçar, aquelles não, accotecendo por isso achar se quasi sempre a eschola
desoccupada das 9 para ás 10 horas. E á tarde entrão do mesmo modo, um a
um, e muitos sem terem ainda jantados, e alguns já faltão porque forão
buscar lenha.
Sendo commumente maior o numero dos meninos pobres, esses são
occupados, por seos paes em diferentes serviços, ordinariamente pela manhã
e á tarde, e porisso deixão as escholas de approveitar á m‟or parte dos
pobres, e os poucos, que alli vão é com incríveis interrupções. Dahi a falta de
concurrencia ás escholas; dahi a irregularidade dos trabalhos; dahi falta de
gosto nos alumnos; e mais ainda para o professor, que necessariamente sente
se desanimado á vista de tantos atropelos. E, por muito que trabalhe por
„methodisar se o ensino, sempre é vencido; e afinal por motivos
involuntários, toma á nota de máo professor.