Tabela 14. Quadro Comparativo – Ritmo
Peças
Indicadores
A baratinha de papel O gatinho de papelão O camundongo de massa O cachorrinho de borracha O cavalinho de pau
Andamentos
Quasi lento(M:76 = )
Vagaroso
(M:69 = ) e
Muito lento
Muito animado
Lento (M:144= )
Animado.
Vivo e alègre (sic.) ?
Variações de
agógica
Affret., a Tempo, Menos,
No mesmo movimento,
Pouco allarg.
Lentement, Cédez, Un peu
animé,, Tempo Iº, Animé, a
tempo, rall., , mollemente,
Poco rall., grandeoso e
sempre mollemente, Ri
Très animé, Vivo, Un peu moins,
allarg., rápido, Menos, Tempo Iº
Lent, Rit., a Tempo, Animé,
Moins, Rall., tempo Iº
Animé, Menos, Très animé,
pouco (sic) rall., a Tempo,
allarg., pesante, Sem
rallentar.
Mudanças de
fórmula de
compasso
C e 6/4 2/4, 3/4 e C 13/8, 3/4, 8/4, C, 5/4, 11/8 2/4 e 3/4.
Acentos
propostos (ou
deslocados)
No ostinato, 3+3+2 Em toda a melodia.
> na 1ª articulação dos tempos, no
ostinato, no 2º e 4º tempos do
1ºtema.
rf> na melodia da “marcha de
carnaval”.
Superposição de acentos diferentes
em B.
No soprano, contralto tenor
de toda a peça, excetuando
no tema inicial em A e A’.
Na canção folclórica, no baixo
em C e no tenor em D.
Polirritmias
Quiálteras de 3 semínimas
contra 8 semicolcheias do
ostinato, em A.
3 colcheias contra 8 colcheias
do ostinato, em A.
3 semínimas colcheias 4
semicolcheias do ostinato, em A.
Quiálteras de 3 colcheias
contra 2, em B.
Quiálteras de 3 colcheias
contra 2, ou de 3 colcheias
contra 4 semicolcheias.
Síncopes
No tema, em A.
No ostinato-clima, e em
vários momentos da melodia.
No 1º e 2º temas, em A.
Na me, ao longo da peça (do
acorde do 3º tempo de 3/4
para o 1º de 5/8).
O boisinho (sic) de
chumbo
O passarinho de pano O ursozinho de algodão O lobosinho de vidro
Andamentos
Un peu modéré, Tempo Iº,
Très vif, Lent e Grandeose
Un peu animé , Vivo Lento e
Três vif, Comme avant.
Animado e gracioso, Não muito
depréssa (sic) e Muito vivo.
Presque vif, Un peu marcial, Un peu Lent, Lent, Toujours
animé, Moins animé, Marche.
Variações de
agógica
Animé, vite, rall. e allarg.
Rall, a Tempo, anim., allarg.
pouco a pouco, animado e
rall.
Rit., a Tempo, Mais movido, Un
(sic) pouco menos, animado, rall.
Très peu rall, Un peu moins, a Tempo,Vif, acceleré, rubato,
allarg.
Mudança de
fórmula de
compasso
2/4, 3/4, C e 9/8. 4/4, 2/4 e 3/2. 2/4, 3/4 e 5/4. 2/4, 3/4, 2/2, 5/4, 6/4.
Acentos
propostos (ou
deslocados)
Nos contratempos do
ostinato-clima; da linha
melódica em A e em D; e
no baixo e soprano em E.
rf> no contralto, em B, e > no
contralto em D.
Em A (rf>), tercinas no final de C.
> no contralto em b e b’, nos acordes em d; e no soprano em e,
rff> em a”e a’’’.
Polirritmias
Em A, C e D (melodia em
tercinas superposta ao
ostinato, em divisão
quaternária); em B
(tercinas superpostas a
quatro semicolcheias); e
em E (quatro
semicolcheias superpostas
a três colcheias).
Em A (quiálteras de cinco
sobre oito fusas, tercinas de
semicolcheias sobre oito
fusas, cinco colcheias sobre
oito fusas, seis sobre oito
fusas e nove sobre oito fusas).
Em C (quiáltera de onze fusas
sobre duas semínimas).
Final de B (quatro semicolcheias
sobre tercinas em colcheias).
Em b e b’;final de a’ e em e (tercinas sobre quatro
semicolcheias).
Síncopes
No ostinato-clima, no tema
e em E.
Figuração rítmica em A (b),
no ostinato- clima de C e
coincidentes com os acentos
deslocados.
Em a e c
e no tema de B.
Soprano e contralto de b, b’, e soprano de e.