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O índice de freqüência à escola das crianças de famílias com renda mensal
de ½ salário mínimo é menor, se comparado com as de renda acima de 3 salários
mínimos das regiões brasileiras Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e
corresponde, respectivamente, a: 54,8% para 93,9; 74,4% a 98,3%; 69,2% a
95,9%; 50,8% a 94,6% e 54,5 a 94,6%. (IBGE, 2007).
Esse estudo do IBGE revela um dado preocupante, pois, no geral, 45,4%
das famílias com crianças de zero a seis anos possuem renda mensal de até ½
salário mínimo, principalmente, na região Nordeste. Logo, as questões da
educação infantil e de suas precariedades também estão amarradas às condições
socioeconômicas de suas famílias, embora não haja um estudo aprofundado dos
motivos da não freqüência dessas crianças à creche ou à pré-escola. (IBGE, 2007
p.122; UNICEF 2008, p.15)
Todavia, os estudos apontam as mudanças crescentes que vêm ocorrendo
no quadro educacional do País, desde 1996, pós-promulgação da LDB. No
segmento da educação infantil, os resultados obtidos naquela época pelo PNAD
1996 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelava o percentual de
freqüência de 7,4% para crianças de zero a três anos, e de 53,8% para as
crianças de quatro a seis anos. Com os dados do PNAD 2006, temos 15,5% de
crianças de zero a três anos na escola, o que representa o dobro em crescimento
nos últimos 10 anos. Na faixa etária de quatro a seis anos, temos 76,0%,
correspondente a um adicionamento de mais 23% nos últimos 10 anos.
No geral, em ambos os grupos, o acesso à escola vem aumentando: em 1996, o
percentual era de 27,5% e, em 2006, 43,0%, correspondente a um acréscimo de
15,5 pontos percentuais em dez anos, resultados considerados importantes e que
sinalizam um avanço significativo. (IBGE, 2007 p.35, 123)
Contudo, vale lembrar que o objetivo estabelecido pelo Plano Nacional de
Educação, em 2001, para o acesso de crianças de zero a três anos à creche,
visava a atingir em 2006 e 2011, respectivamente, 30% e 50%. Os dados obtidos
em 2006 indicam 15,5% de crianças freqüentadoras desse espaço, o que
corresponde a apenas metade da meta estabelecida e, diante desse fato