122
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo:
Ática, 1998.
GIASSON, J. A compreensão na leitura. Porto: Edições ASA, 1993.
GRICE, H. P. Logic and Conversation. In: COLE, P.; MORGAN, J. L. (Orgs.). Syntax
and Semantics 3: Speech Acts. New York: Academic Press, 1975.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in Spoken and Written English.
London: Logmam, 1985.
JUBRAN, C. C. S.; URBANO, H.; KOCH, I. G. V.; RISSO, M.; FÁVERO, L. L. et al.
Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do Português
Falado. Campinas: Unicamp/Fapesp, 1992.
KINTSCH, W.; van DIJK, T. A. Comment on se rappelle et on résume des histoires.
Langue Française, n. 40, p. 98-116, 1975.
KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.
KOCH, I. G. V. Introdução à lingüística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
MACHADO, A. R. Revisando o conceito de resumos. In: DIONÍZIO, A.; BEZERRA,
A. (Orgs.). Gêneros Textuais Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna 2002. p. 138-150.
MANN, W. C.; THOMPSON, S. A. Relational Proposition in Discourse. Berkeley:
University of Southern California, 1983.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. São Paulo:
Cortez, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: o que são e como se classificam? Recife:
Universidade Federal de Pernambuco, 2002.
MATENCIO, M. L. M. Atividades de retextualização em práticas acadêmicas: um
estudo do gênero resumo. Scripta (PUC-Minas), Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 25-
32, 2002.
MATENCIO, M. L. M. Referenciação e retextualização: um estudo do resumo e da
resenha. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 3., 2003, Rio de
Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: ABRALIN, 2003.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Uma análise de gênero de resumos
acadêmicos (abstracts) em economia, lingüística e química. Revista do Centro de
Artes e Letras, v. 18, n. 1-2, p. 53-90, 1996.
OLSON, D. A escrita como atividade metalingüística. In: OLSON, D.; TORRANCE,
N. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1997.