1 INTRODUÇÃO
Durante muitos anos, o modelo biomédico, com ênfase na educação e mudança
comportamental, tem sido adotado como principal forma de prevenção. Esta abordagem
continua sendo utilizada por profissionais de saúde, incluindo o cirurgião-dentista, em
atendimentos clínicos individualizados. Porém, devido ao impacto limitado deste método na
redução das iniqüidades em saúde bucal e geral, novas práticas de educação e promoção em
saúde se fazem necessárias (BROWN, 1994; SCHOU E LOCKER; 1994; KAY E LOCKER,
1996). Este fato fez com que novos modelos teóricos fossem utilizados em saúde pública para
explicar as desigualdades em saúde com foco nos determinantes sociais da saúde de
populações (NEWTON E BOWER, 2005; WATT, 2002).
Por exemplo, teorias e evidências demonstram uma produção social da doença, onde
pessoas pertencentes a escalas sócio-econômicas menos favoráveis possuem pior saúde
quando comparados aos seus opostos em melhores condições (KRIEGER, 2001). Este
relacionamento existe no mundo inteiro e inclui uma ampla extensão de indicadores de saúde:
taxas de mortalidade, expectativa de vida, taxas de doenças agudas e crônicas, dias de
atividade restrita, sintomas psiquiátricos, altura abaixo dos valores médios, obesidade, pré-
maturidade, baixo peso ao nascer, fertilidade e autopercepção de saúde (WILKINSON, 1996).
A associação entre aspectos socioeconômicos também pode ser observada com
referência à saúde bucal ao nível individual. A experiência de cáries decresce com o aumento
da posição sócio-econômico em áreas fluoretadas e não fluoretadas, ou independentemente de
fluoretação (PATTUSSI, 1999; GONÇALVES, PERES E MARCENES, 2002). Apesar de
muito estudada no nível individual, a avaliação do efeito de variáveis contextuais na saúde
bucal tem sido pouco relatado na literatura.
O objetivo deste estudo é investigar a influência de aspectos contextuais e individuais
na prevalência dos principais problemas de saúde bucal. Para tanto, este projeto de pesquisa
está dividido em três sessões principais. Na revisão de literatura serão abordados aspectos
referentes ao histórico da epidemiologia, cárie dentária, doença periodontal, determinantes
sociais de saúde bucal e medidas de área e individual. Esta sessão é seguida da justificativa,
objetivos, hipóteses, metodologia e cronograma. A metodologia descreve a localização
geográfica, população, delineamento, fonte de dados utilizados, descrição de variáveis de
nível individual e contextual, logística, análise dos dados e aspectos éticos.