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as demandas sociais
(científicas, econômicas,
culturais etc.) e as
necessidades individuais.
Práticas institucionais que
estimulam a melhoria do
ensino, a formação docente, o
apoio ao estudante, a
interdisciplinaridade, as
inovações didático-pedagógicas
e o uso das novas tecnologias
no ensino.
3 - A responsabilidade social da instituição
Núcleo básico e comum Núcleo de temas optativos
Documentação, dados e
indicadores
Transferência de conhecimento
e importância social das ações
universitária e impacto das
atividades científicas, técnicas e
culturais, para o
desenvolvimento regional e
nacional.
Natureza das relações com o
setor público, com o setor
produtivo e com o mercado de
trabalho e com instituições
sociais, culturais e educativas
de todos os níveis.
Ações voltadas ao
desenvolvimento da
democracia, promoção da
cidadania, de atenção a setores
sociais excluídos, políticas de
ação afirmativa etc.
Quais os critérios adotados pela
instituição para ampliar o acesso,
inclusive os portadores de
necessidades especiais?
Quais as ações desenvolvidas
pela universidade no sentido da
inclusão e assistência a setores
ou grupos sociais discriminados
e/ou sub-representados no
interior de cada segmento da
comunidade universitária
(professores, estudantes e
funcionários).
A instituição contribui com a
criação de conhecimentos para o
desenvolvimento científico,
técnico ou cultural da nação?
Existem atividades institucionais
em interação com o meio social?
Em qual(is) área(s) (educação,
saúde, lazer, cultura, cidadania,
solidariedade, organizações
econômicas e sociais, meio
ambiente, patrimônio cultural,
planejamento urbano,
desenvolvimento econômico,
entre outras)? Caracterização
das atividades.
Existem atividades vinculadas
com cooperativas, ONGs, corais,
centros de saúde, escolas,
clubes, sindicatos, ou outras?
Quais?
Existe uma avaliação sobre a
forma em que as atividades de
vinculação com o meio
favorecem o desenvolvimento
das finalidades da instituição?
Como ela é feita?
Critérios que a instituição utiliza
para a abertura de cursos e
ampliação de vagas.
Contribuição da instituição na
criação de conhecimentos para o
desenvolvimento científico, técnico
ou cultural.
Caracterização e pertinência das
atividades da IES nas áreas de
educação, saúde, lazer, cultura,
cidadania, solidariedade,
organizações econômicas e
sociais, meio ambiente, patrimônio
cultural, planejamento urbano,
desenvolvimento econômico, entre
outras.
Descrição e sistematização das
atividades relacionadas com
cooperativas, ONGs, corais,
centros de saúde, escolas, clubes,
sindicatos, partidos políticos ou
outras.
Evidencias da vinculação dessas
atividades com o desenvolvimento
das finalidades da instituição.
Dados sobre bolsas, descontos e
outras evidências de políticas
institucionais de inclusão de
estudantes em situação
econômica desfavorecida.
Lista de estudantes / docentes /
técnico-administrativos portadores
de necessidades especiais.
Estratégias pedagógico-didáticas
empregadas.
Convênios e acordos com outras
instituições públicas e privadas,
organizações profissionais e
empresariais, associações,