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CAPÍTULO 6: Considerações Finais
CAROLINA GASPAR LEITE __________________________________
Mestrado FAUUSP/ Bolsa FAPESP
A construção de todo esse repertório viabilizou a definição de cinco
diferentes cenários de verticalização em um trecho determinado na área
estudada, variando-se o gabarito, os afastamentos laterais e a tipologia dos
edifícios. Em seguida, estes cenários foram simulados no Ansys CFX Software,
para que se pudesse verificar sua influência nos padrões de velocidade e direção
do vento e pressão no nível do pedestre monitorados em 24 pontos distribuídos
em um conjunto de seis quadras do entorno (Tabela 20).
Tabela 20: Velocidade (m/s) e pressão (Pa) nos pontos monitorados.
VELOCIDADE (m/s) / PRESSÃO (Pa)
Pontos
Cenário
Atual
Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3
Cenário 4 Cenário 5
P1 2,1/ -0,50 1,8/ -0,34 2,2/ -0,41 2,7/ -0,24 2,1/ -0,20 2,0/ +0,16
P2 1,4/ -0,16 1,3/ -0,10 1,7/ -0,17 3,2/+0,14 1,9/ +0,13 1,6/ +0,10
P3 2,8/ +0,16
3,3/ +0,59 3,3/ +0,19 3,6/ +0,38 3,3/ +0,69 3,5/ +0,81
P4 1,1/ +0,03
0,7/ 0,00 1,4/ +0,02 1,5/ -0,10 0,5/ -0,08 0,8/ +0,13
P5 2,7/ -0,88 2,7/ -0,77 3,1/ -0,59 4,1/ -0,45 3,7/ -0,16 3,7/ +0,27
P6 2,2/ +1,90
1,7/ +0,93 2,4/ +1,90 2,4/ +1,40 1,9/ +1,10 1,5/ +0,76
P7 1,1/ -0,19 1,3/ +0,08 1,3/ -0,11 2,2/ +0,04 1,4/ +0,26 1,8/ +0,34
P8 0,9/ -2,40 0,5/ -1,80 0,6/ -2,20 0,1/ -2,10 0,6/ -2,10 0,3/ -1,30
P9 2,3/ -0,24 2,5/ +0,15 2,5/ -0,26 3,4/ -0,49 2,7/ -0,38 2,7/ +0,12
P10 2,5/ +3,50
2,0/ +1,20 2,8/ +2,20 1,1/ -0,06 1,0/ +0,17 1,6/ +0,38
P11 5,1/ -0,66 4,4/ -0,43 5,2/ -0,63 4,3/ -0,24 4,1/ -0,22 4,1/ -0,18
P12 1,5/ -0,13 1,0/ -0,17 1,7/ -0,26 2,7/ -0,08 1,3/ -0,02 1,7/ +0,02
P13 2,2/ -0,66 2,0/ -0,67 2,1/ -0,71 1,5/ -0,30 1,5/ -0,25 1,9/ -0,01
P14 0,5/ -0,47 0,7/ +0,56 0,8/ -0,22 1,4/ -0,07 0,9/ -0,05 0,9/ -0,11
P15 2,4/ -0,08 1,6/ -0,51 2,5/ -0,15 1,3/ -0,69 1,3/ -0,65 1,4/ -0,48
P16 0,8/ -0,61 0,9/ -0,50 1,0/ -0,59 1,6/ -0,45 1,0/ -0,44 1,2/ -0,30
P17 1,9/ -0,27 1,7/ -0,23 1,5/ -0,23 0,9/ -0,29 1,2/ -0,18 1,0/ -0,27
P18 3,7/ +0,20
3,0/ -0,20 3,7/ -0,33 2,5/ -1,10 2,8/ -0,50 2,6/ -0,77
P19 2,1/ +0,64
1,5/ -0,05 2,0/ +0,55 1,3/ -0,37 1,4/ -0,20 1,3/ -0,14
P20 2,4/ -0,25 1,8/ -0,15 2,3/ -0,38 1,7/ -0,34 1,7/ -0,27 1,7/ -0,23
P21 1,8/ -0,13 1,2/ -0,25 1,2/ -0,33 1,0/ -0,35 0,9/ -0,31 1,0/ -0,25
P22 1,2/ -0,16 1,0/ -0,16 0,9/ -0,09 0,7/ -0,18 0,8/ -0,15 0,7/ -0,14
P23 2,2/ -0,36 2,4/ -0,02 2,6/ -0,25 2,4/ -0,29 2,2/ -0,19 2,2/ -0,18
P24 0,4/ -1,90 0,9/ -1,50 0,6/ -1,80 0,3/ -1,40 0,7/ -1,30 0,5/ -1,10
Inicialmente, objetivou-se simular tanto a primeira como a segunda
predominâncias de vento características da cidade (E e NE), pois ambas