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ANEXO 2: Matriz de descritores do SAEB 2001
Descritores Comentários
Localizar informações explícitas em um
texto.
Encontrar uma informação em um texto
Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
Identificar dois ou mais termos que tenham a
mesma referência, como, por exemplo, um nome
e um pronome, um nome e uma expressão
lexical.
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
Utilizar mais de uma estratégia: marcas
fonológicas, gráficas, morfossintáticas e
contextuais, bem como verbetes de dicionários -
para construir significado para palavras ou
expressões que não são conhecidas.
Inferir uma informação implícita em um
texto.
Perceber uma informação não-dita, mas que
pode ser pressuposta a partir de informações
disponíveis no texto e de outras dos
conhecimentos prévios do leitor.
Desenvolver interpretação, integrando o
texto e o material gráfico.
Recorrer a elementos não-verbais para
interpretar textos de gêneros variados, como:
propagandas, quadrinhos, charges, textos
informativos, cartazes, panfletos, entre outros.
Identificar o tema de um texto. Reconhecer a idéia central do texto.
Identificar a tese de um texto.
Encontrar, em textos argumentativos, de
intenção persuasiva, o ponto de vista do autor
em relação ao assunto desenvolvido.
Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá-la.
Identificar e relacionar em um texto o ponto
de vista adotado pelo autor e os argumentos que
ele constrói para sustentar seu ponto de vista.
Diferenciar as partes principais das
secundárias em um texto.
Em um texto, ou em um de seus segmentos,
reconhecer o ponto principal e as partes em que
ele se subdivide.
Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que constroem a narrativa.
Identificar, em um texto narrativo, o cenário,
os personagens, o conflito, o desfecho, foco
narrativo, espaço, tempo, etc. que o compõem.
Estabelecer relação causa/conseqüência
entre partes e elementos do texto.
A partir do reconhecimento da causa de um
determinado fato, perceber a ligação entre esse
fato e sua(s) conseqüências(s).
Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
A partir da leitura de textos integrais ou de
fragmentos de textos de vários gêneros (notícia,
fábula, aviso, anúncio, propaganda, carta,
convite, instrução, resumo, artigo, etc.),
identificar os objetivos do texto: informar,
convencer, advertir, instruir, explicar, comentar,
divertir, solicitar, recomendar, etc.
Identificar as marcas lingüísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um
texto.
Reconhecer quem enuncia o texto e a quem
ele se destina a partir da observação do registro
de linguagem usado, das variações dialetais, da