178
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. Trad.
Fabiana Comesu et al. São Paulo: Contexto, 2006.
CHIELA, V. E. Marcas Surdas: escola, família, associação, comunidade e
universidade constituindo cultura e diferença surda. Dissertação de mestrado
(Educação). São Leopoldo, Universidade Vale do Rio dos Sinos, 2007.
COURTINE, J. J. Quelques problèmes théoriques et méthodologiques en analyse du
discours à propos du discours communiste adressé aux chrétiens. Langages, Paris, n. 62,
1981.Disponível em www.dle.uem.br/jied/pdf/DIREITA%20E%20ESQUERDA%20
motta%20e%20possenti.pdf. Acesso em: 20 set. 2008.
DUCROT, O. O Dizer e o Dito. Campinas, SP: Editora Pontes, 1987.
ELLIS, R. The Study of Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press,
1998.
EGGS, E. In: Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, R
Org.). Imagens de si no discurso - A construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FARIA, R. M. Comunicando e expressando com o teatro surdo. In: Anais do IX
Congresso Internacional e X congresso nacional do INES – Surdez e universo
educacional, Rio de Janeiro, p. 149-149, 2005.
FERNANDES, E. Problemas Lingüísticos e Cognitivos do Surdo. Rio de Janeiro: Agir,
1990.
FERREIRA, M. C. L. A língua da Análise de Discurso: esse estranho objeto de desejo.
In: INDURSKY F. e FERREIRA, M. C. L. Michel e Pêcheux e a Análise do Discurso:
uma relação de nunca acabar. São Carlos: Clara Luz, p. 213-218, 2007..
FIGUEIREDO, F. J. Q. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos
em língua estrangeira. Goiânia: Ed. UFG, 2005.
FIORIN, J. L. O regime de 1964: discurso e ideologia. São Paulo: Atual, 1988.
FIORIN, J. L. . A noção de texto em Semiótica. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p.
163-173, 1995.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
_______. Ordem do Discurso.Trad. Laura Fraga & Almeida Sampaio. São Paulo:
Loyola, 2006.
GESUELI, Z. M. Lingua(gem) e identidade: a surdez em questão. Educação e
sociedade, Campinas, SP, v. 27, n. 94, p. 277-292, 2006.
GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados,
1996.