Fig. 39 – a maior acessibilidade às ferramentas disponíveis no Wings3D, possibilitou a criação de modelos mais complexos e
melhor conformação topológica.............................................................................................................................................................................65
Fig. 40 – Miosina e Actina no segmento didático de “A Contração Muscular”............................................................................................65
Fig. 41 – Referência em vídeo da coreografia desenvolvida e executada por Clarice Kirszberg. .........................................................67
Fig. 42 – Animação realizada sobre referência de vídeo.................................................................................................................................68
Fig. 43 – Quadro de seqüência de “A Contração muscular” com aproximadamente 1 GB de informação, realizado em
equipamentos com apenas 256 Mb de memória RAM.....................................................................................................................................69
Fig. 44 – Personagem em wireframe e render com aplicação de mapas de texturas. .............................................................................70
Fig. 45 – Quadros individuais que formarão, uma vez codificados, o fluxo de imagens de um vídeo..................................................71
Fig. 46 – Software de edição não-linear de vídeo Sony Vegas......................................................................................................................73
Fig. 47 – Galáxia em espiral criada no Lightwave3D através de simulação por sistema de partículas.. .............................................75
Fig. 48 – Visão do clausto virtual de Roger Bacon (em produção). Podemos ver à esquerda a câmera virtual e em azul claro
um arco que exibe graficamente o caminho a ser percorrido por esta.........................................................................................................77
Fig. 49 – Modelo tridimensinal do personagem “Fome”. No ambiente de animação cada círculo posicionado sobre as
articulações representa um controle de animação............................................................................................................................................78
Fig. 50 – Ilustração da patente recebida em 1917 por Max Fleischer pelo processo de rotoscopia.....................................................79
Fig. 51 – O performer em azul, que juntamente com as demais regiões da mesma tonalidade são eliminados durante a pós-
produção, fornece o ritmo da ação para os animadores responsáveis por adicionar as criaturas em “Guerra nas Estrelas III – A
Vingança dos Sith” (George Lucas, 2005)...........................................................................................................................................................80
Fig. 52 – Guerreiros. “A Contração Muscular”....................................................................................................................................................87
Fig. 53 – “Papageno” e “Papagena”. Detalhe da fisionomia e músculos da face das “cabeças cantantes” em “A Contração
Muscular”.....................................................................................................................................................................................................................87
Fig. 54 – Quadros extraídos da aproximação do complexo actomisiona. “A Contração Muscular”. .....................................................88
Fig. 55 – Funcionamento do complexo actomiosina: o cálcio se liga às troponinas permitindo que a cabeça da miosina
encontre o sítio de ligação da actina. “A Contração Muscular”. .....................................................................................................................89
Fig. 56 – Quadro extraído do “passeio” pelas estruturas da actomiosina. “A Contração Muscular”. ....................................................90
Fig. 57 – A câmera se aproxima da região de descargas elétricas próxima aos Tubulos T. “A Contração Muscular”.....................91
Fig. 58 – Diucênio Rangel e Juliana de Meis. Intenso pós-processamento da imagem para similar a visão turva do recém-
nascido.........................................................................................................................................................................................................................92
Fig. 59 – Vídeo “bruto”, sem tratamento digital e sem as manipulações que suprimiu diversos elementos não pertencentes à
uma sala de cirurgia..................................................................................................................................................................................................92
Fig. 60 – “O homem primitivo”, personagem criado e manipulado por Diucênio Rangel. Teste para rastreamento da câmera
real e consequente tranposição do movimento para a camera virtual. ........................................................................................................96
Fig. 61 – “Homem primitivo” sendo atacado por tigre virtual. Etapas de produção...................................................................................97
Fig. 62 – Primeiro teste combinando bonecos com ambientes virtuais........................................................................................................97
Fig. 63 – Video original e modelo tridimensional animado. .............................................................................................................................98