Aarquiteturamodernabrasileiraaté1960
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àlinhacarioca”
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,pelaatuaçãodeArtigas,quetambémfezecoaremSãoPaulo aautocríticadeNiemeyer.Aocomen‐
tar,notextoRevisãocrítica deNiemeyer,odepoimentodoarquitetocarioca,aponta“tratar‐sededocumentoricode
sugestõesparaaanálisedaatualetapadodesenvolvimentodaarquiteturabrasileira”
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.Foiimportanteonovopapel
que a estrutura assumiria, como apontado por Niemeyer, ao dizer que “dentro dessa arquitetura, procuro orientar
meus projetos caracterizando‐os, sempre que possível, pela própria estrutura”
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, na configuração de uma das mais
importantes características da arquitetura que passou a fazer escola, agora, a partir de São Paulo, quese tornara o
maiorcentroindustrialdopaís.
Artigas,ao correlacionarsuas teses comrealizações arquitetônicas concretas,buscava elevara questãoda ar‐
quiteturaàdimensãodaética
políticaesocial.Oalcanceconquistadoporsuasidéiascontoucomascondiçõesfavorá‐
veisemqueseencontravamaspossibilidadesdediscussãoeaçãodasesquerdasatéoGolpede1964.Nessecenário,
as editoras progressistas publicavam obras de Lênin, Marx, Engels e Mao Tsé‐tung. Uma parte das
publicações em
revistasabriaespaço paraquasetodo oespectroda esquerdadiscutirequestionara situaçãonacional,na tentativa
de penetrar a fundo na realidade brasileira, como as revistas Brasiliense, Anhembi, Estudos Sociais, publicada pelo
PartidoComunistadoBrasil(PCB),eSenhor,umadasquesurtiumaiorimpactonaépoca,
alémdosjornaissemanaise
quinzenaiselivrosderomanceepoesiatambémengajados.Omundofaziaumarevisãocríticadosvaloresculturais.
Surgiaumpensamentonovo,quesemanifestavanojornalismo,napublicidade,na músicapopular,naarquiteturae
nasartes.Noiníciodosanos1960,aintelectualidade brasileira
estavaempenhadaemrealizarumtrabalhodepartici‐
paçãoativana mudançadasociedade. Nessaperspectiva,passou‐sea valorizarasmanifestaçõesculturais vindasdo
povo,amisériadeixoudeserfolclore,tornando‐sedenúnciadeumaetapaasersuperarada,eosoprimidospassaram
aserencaradoscomoagentesda
construçãodeumaordemsocialmaisjusta.
SimonedeBeauvoir,SartreeErichFrommeramalgunsdosídolosdajuventudenosanos60,quediscutiaacalo‐
radamenteaimportânciadaexperiênciacubanadeFidel.Algunsestavamfiliadosapartidospolíticos,outrosatuavam
em entidades estudantis. A leitura era fundamental para
o jovem, para poder participar das discussões altamente
intelectualizadas. O sentimento predominante era o da solidariedade na construção de uma nova ordem social, na
qual se resgataria o papel de importância de personagens como o trabalhador, o operário e o camponês. Entre os
maisjovensestavanamodaoexistencialismoe
seumaiorexpoenteera JeanPaulSartre,paraquemacondiçãohu‐
mananãodependeriadanatureza,esimdacondiçãohistórica.Ohomemseriaumser‐no‐mundo,condenadoàliber‐
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SEGAWA,Hugo.Op.cit.p.147
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ARTIGAS,J.B.V.RevisãocríticadeNiemeyer,publicadonarevistaAcrópole,inXAVIER,Alberto[org.].Op.Cit.
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NIEMEYER,Oscar.Depoimento.RevistaMódulo,RiodeJaneiro,fev.1958.