de evangelização se desenvolve dentro das culturas, do dinamismo da sociedade.
Não é possível falarmos de qualquer campo do relacionamento humano fora de
seu contexto histórico. Também no campo do diálogo Igreja-mundo. Esta é uma
premissa, da qual não podemos nos afastar, sob pena de comprometermos o
coração da Revelação: Deus, que se revela plenamente em Jesus Cristo e, nesse
mesmo processo, se revela aos homens e mulheres de cada tempo
12
.
A filosofia contemporânea desenvolve amplamente a análise do contexto
da Modernidade e desta mudança paradigmática, implementada nas diversas
culturas. Com a finalidade de nos situarmos com relação aos temas mais
relevantes neste momento histórico e cultural, vejamos, a partir das análises dos
autores contemporâneos
13
, alguns exemplos desta tematização: o fim dos grandes
relatos
14
; a construção da subjetividade humana
15
; o pensamento único
16
; as
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das
Letras, 2000; JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo:
Ática, 1996; __ As sementes do tempo. São Paulo: Ática, 1996; KUHN, T. A Estrutura das
revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997; KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à
sociedade pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997; LIBANIO, J. B. Desafios da Pós-
Modernidade à Teologia Fundamental. In: TRASFERETTI, J.; GONÇALVES, P. S. L. (orgs.).
Teologia na Pós-Modernidade. Abordagens epistemológica, sistemática e teórico-prática. São
Paulo: Paulinas, 2003; ___. Teologia da Revelação a partir da Modernidade. São Paulo: Loyola,
1992; LYOTARD, J. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1998;__. O pós-moderno. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1986; OLIVEIRA, M. A. A crise da racionalidade Moderna: uma crise de
esperança. In:___. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Loyola, 1999; ___. Pós-
Modernidade: Abordagem filosófica. In: TRASFERETTI, J; GONÇALVES, P. S. L. op. cit.;
QUEIRUGA, A.T. Fin del cristanismo premoderno. Retos hacia un nuevo horizonte. Santander:
Sal Terrae, 2000; BOAVENTURA SANTOS, S. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-
Modernidade. São Paulo: Cortez, 1997; SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de
Janeiro: Record, 2001; VATTIMO, G. O fim da Modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
12
Não pretendemos aqui reduzir o tratado da Revelação em tão simples afirmação, apenas evocar
a razão primeira de todo processo de evangelização. Deus se revela plenamente, a todos os homens
e mulheres, em cada tempo e contexto, “até que Deus seja tudo em todos”. (Cf. 1Cor 15,28) Vale a
pena ressaltar as características que não podem ser deixadas de lado ao refletirmos sobre a
evangelização: a Revelação é universal, é cristocêntrica, é histórica, é dinâmica, é escatológica, é
salvífica. Para retomar este tratado sugerimos LATOURELLE, R. Teologia da Revelação. São
Paulo: Paulinas, 1972; RAHNER, K. Curso Fundamental da Fé. São Paulo: Paulinas, 1989;
LIBANIO, J. B. Teologia da Revelação a partir da Modernidade. São Paulo: Loyola, 1992;
QUEIRUGA, A. T. A Revelação de Deus na realização do homem. São Paulo: Paulus, 1995; ___.
Do terror de Isaac ao Abbá de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2001.
13
Citamos aqui alguns temas mais recorrentes nos autores contemporâneos que analisam o
paradigma moderno, entre eles M. Azevedo, Z. Bauman, Boaventura Santos, F. Capra, C. Geertz,
E. Hobsbawn, J. Habermas, J. Lyotard, K. Kumar, M. Oliveira, M. Santos.
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A crítica filosófica chama de fim dos grandes relatos, o fim das metas, ideais, das narrativas, nas
quais a pessoa encontrava seu horizonte de sentido, por eles se norteava. Representa o fim da
metafísica e da justificação do conhecimento a partir da racionalidade absoluta. Cf. LYOTARD, J.
op.cit., pp. 69-76.
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O tema da construção da subjetividade está relacionado com o princípio do sujeito humano
como medida de todas as coisas, como referência primeira e última para a ordenação e para a
compreensão do mundo. A subjetividade não é um dado fixo, imutável, ontológico, que apenas
capta a realidade, sem ser afetado por ela, mas é uma construção, que se faz pela experiência,
possui uma relação com a realidade na qual tanto recebe dados para a construção de si mesmo,