155
Biezus; texto Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: MAM, 1981. p. 14-15,19.
BAPTISTA, Anna Paola P. Do Eterno Ao Moderno: Arte sacra católica no Brasil.Anos 1940-50. Tese
de Doutorado. PPG/História Social /Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ/2002.
BELLUZZO, A. M. M. Arte, Artesanato e Indústria, tese de doutorado, FAUUSP, 1988.
BRUSATIN, Manlio. Historia de los colores, Barcelona, Ediciones Paidos,1987 (1
a
edição)
BOTICCELLI,Guido. Metodologia di Restauro delle Pitture Murali, Firenze,Editira Di, 1992.
CAMPOS, M. C. A. Memória Urbana: mural moderno em São Paulo, dissertação de mestrado, F
2001.
COLE, A. Cor. Galeria de arte. Editora Manole Ltda. Trad. Ângela dos Santos. São Paulo, 1993.
CAMPOS, Maria Cristina André. Memória Urbana: mural moderno em São Paulo, dissertação de
mestrado, FAUUSP, 2001.
CLARO Mauro. UNILABOR – Desenho industrial e racionalidade moderna numa comunidade
operária em São Paulo, dissertação de mestrado, FAUUSP, 1998.
DAWN, A. Arte na América Latina: a era moderna /1920 - 1980.Trad. Maria Tereza Rezende Costa.
Cosac e Naify Edições, São Paulo,1997.
GOETHE, J.W. Doutrina das cores. Trad.Marcos Gianotti. Nova Alexandria, São Paulo, 1993.
LAURIE, A.P. The painter’s methods and materials. Dover Publ., New York,1956.
LEMOS, C. A. C. - Alvenaria burguesa. São Paulo, Nobel, 1989.
LIMA, S.F. Cidade e ornamentação – ferro, estuque e pintura mural em São Paulo, tese de doutorado,
FFLCH-USP, 2001.
LOURENÇO, M. C. F. Operários da Modernidade-Série Arte e Vida Urbana. São Paulo,
Hucitec/EDUSP, 1995.
_________. Osirarte. Pintura sobre azulejo de Volpi, Zanini, Hilde Weber e Gerda Bretani. Catálogo.
Pinacoteca do Estado/Secretaria de Estado da Cultura ,s/d.
MACAMBYRA, Y.M.P. Os mestres da fachada, Centro Cultural São Paulo, Divisão de