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Esses estudos se fazem relevantes pelo fato de que o calçado é um produto de
consumo final e atende a diferentes perfis de consumidores em termo de gênero (infantil,
feminino, masculino); variedades (sandálias, tênis, botas); estilo (casual, social, esporte);
propriedade (conforto, segurança). Então, esse estudo se faz necessário para produzir de
maneira diferenciada e atender a diferentes perfis de demanda (sofisticada ou tradicional) e
estando de acordo com as características apresentadas acima.
Esse estudo a priori da demanda é uma forma de planejamento da produção a partir da
aquisição de informações sobre o perfil sócio, econômico, institucional e regional, por meio
da verificação de atributos que determinam a compra da mercadoria, como: o
acompanhamento da tendência da moda; valorização do preço ou qualidade do produto
dependendo do nível de renda
36
e escolaridade
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do indivíduo; o período de consumo
38
; a
observação da tradição e costumes refletido em festas populares e tradicionais; presença de
instituições para estimular a habilidade e criatividade dos indivíduos a desenvolver produtos
que valorize atributos competitivos em termos de qualidade, comodidade
39
, segurança
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e
conforto; perfil regional, para identificar as identidades locais em termos de costumes, cultura
e incorporá-las a fabricação do produto.
Também se faz necessário um estudo dos fatores que condicionam a oferta, para que
os empresários adquiram informações necessárias a viabilizar a operacionalização e
comercialização da produção. Um estudo sobre a oferta engloba informações sobre o
fornecimento de insumos e matérias-primas, com qualidade e a preços competitivos;
localização dos fornecedores e estratégias de produção e comercialização adotada pelos
concorrentes.
Além dessas informações, deve ser observados elementos de competitividade nas
dimensões estrutural e sistêmica, como o grau de interação entre empresários e fornecedores
baseado no processo de reputação e credibilidade no cumprimento dos contratos,
compromisso com prazo de entrega, garantia de qualidade e conservação dos produtos e
atendimento eficiente e eficaz aos clientes, entre outros.
36
Subtende-se que um indivíduo que tiver maior valorização no mercado de trabalho, devido ao maior nível de
escolaridade terá uma maior remuneração e conseqüentemente demandará um produto com maior qualidade. E
até mesmo porque o mercado de trabalho exigirá cada vez mais a melhor aparência dos trabalhadores.
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Para ter capacidade de desenvolver design inovador (estilo do modelo, estética, linha, forma, cores,
naturalidade dos materiais, sofisticação).
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Caso o indivíduo acompanhe a moda o consumo se baseará na estação verão-inverno, caso contrário, o
consumo será mais intenso nas festas tradicionais como (festa junina e as de final de ano).
39
Linha adequada ao pé, maciez dos materiais, agilidade e segurança conferidas ao caminhar, anatomicidade,
maleabilidade, aderência, calce, flexibilidade
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Resistência, robustez, solidez, durabilidade, higiene, respiração, impermeabilização, manutenção térmica, sola
dupla, reforço da calcanheira, forro interno e costuras.