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Na parte direita do anúncio, consta a frase “31ª Expointer. Uma feira, para
servir de modelo a toda Terra.”, com assinatura do Zaffari e Bourbon, empresa cem
por cento brasileira.
As cores, novamente, são elementos que nos chamam a atenção nesta peça,
sendo que o fundo é, predominantemente, marrom, cor de “terra”, desta terra, o Rio
Grande do Sul.
Farina (2003) analisa que as Cores fazem parte da vida do homem porque
são vibrações do cosmo que penetram em seu cérebro, para continuar vibrando e
impressionando sua psique, para dar um som e um colorido ao pensamento e às
coisas que o rodeiam, enfim, para dar sabor à vida, ao ambiente. No caso
específico da cor marrom, os cientistas estabelecem dois tipos de associações: na
material, seria a terra, e, na afetiva, seriam a resistência e o vigor.
Para Chevalier e Gheerbant (1991, p. 879-880),
A terra simboliza a função maternal: dá e rouba a vida. A terra fértil e a
mulher são, frequentemente, comparadas na literatura: sulcos semeados, o
lavrar e a penetração sexual, parto e colheita, trabalho agrícola e ato
gerador, colheita dos frutos e aleitamento, o ferro do arado e o falo do
homem. Com esse caráter sagrado, esse papel maternal, a terra intervém
na sociedade como garantia dos juramentos. Se o juramento é o elo vital do
grupo, a terra é a mãe e o sustento de toda a sociedade.
A frase em vermelho faz alusão ao Zaffari, ao sangue gaúcho, que, tantas
vezes, foi derramado em luta pela terra, principalmente, na Guerra Farroupilha, uma
guerra perdida, mas, até hoje, ovacionada e festejada pelos gaúchos, pelo simples
fato de o povo lutar pelo que é seu e ter orgulho de seu Estado.
De acordo com as de sensações cromáticas, citadas por Farina (2003),
podemos nos deter nos dois tipos, materiais e afetivas.
Nas sensações de cunho material, podemos citar a guerra, o sangue, o
combate, as feridas, a conquista e a masculinidade. Nas sensações
afetivas, salientamos o dinamismo, a força, a baixeza, a energia, a revolta, o
movimento, o barbarismo, a coragem, o furor, o esplendor, a intensidade, a
paixão, o poderio, o vigor, a glória, a violência, a emoção, a ação e a
agressividade. (FARINA, 2003, p. 113-114).