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Na relação de cuidado é importante considerar a totalidade do ser humano,
isto é, sua constituição, física, emocional, social, cultural, ética, espiritual/religiosa,
só assim é possível proporcionar um cuidado individualizado, promover o bem-estar
físico e psicológico do ser a quem estamos cuidando. Para Roselló (2005) o ser
humano é uma estrutura complexa e pluridimensional, que pode se expressar de
diferentes maneiras, porém é indivisível e deve ser considerado em sua totalidade.
No âmbito das dinâmicas, no momento em que os sujeitos da pesquisa
apresentavam as suas produções artísticas, o dia-a-dia vivenciado por eles no
domicílio era compartilhado no espaço grupal, permitindo que as suas concepções
de cuidado e os saberes oriundos de sua prática fossem socializados. No decorrer
da dinâmica Corpo-Saber, Lis expõe como cuida:
_
(...) E no geral / o banho dele, alternar de lado (...) O banho é feito. O
corte de cabelo sou eu que faço. A gente não deixa crescer muito porque
têm que lavar o cabelo quase todos os dias. Agora com o frio, a gente lava
a cada dois dias. O corte de unhas também é feito. (...) E aqui na barriga
(
apontando para o desenho)
ele tem aquela cirurgia que custou a fechar,
está sempre avermelhada, mas é assim mesmo.
Ao prosseguir, Lis aponta a preocupação com o todo e aprofunda a
discussão:
_
Lá em casa, no caso, a parte psicológica do “L”, ele está regredindo cada
vez mais. A gente sabe! Ele não consegue enxergar mais por causa da
doença. A visão dele está prejudicada, mas a gente deixa a TV ligada nos
programas que ele gosta. Ele escuta o dia inteiro, só as músicas que ele
gosta, as gaúchas e sertanejas. Então, a gente faz isso porque sabe que faz
bem pra ele, porque ele gosta. A psicóloga que cuidava dele antes
recomendou fazer coisas que ele goste. Até para amenizar tudo o que ele
está passando, né! Ele gostava muito de música, ele tocava violão antes.
Então a gente coloca tudo o que ele gosta (DCS Corpo-Saber).
Lis, na enunciação de seu discurso, deixa transparecer sensibilidade e
carinho ao revelar que deixa a TV ligada nos programas e músicas que seu irmão
gosta, apesar dele não enxergar. Ela sabe que fazer as coisas que o doente gosta
ajuda a amenizar o seu sofrimento, proporcionando bem-estar e conforto. Surge,
dessa forma, o subtema, “expressões lúdicas no cuidado”.
5.1.1 Expressões lúdicas no cuidado
A oferta de um ambiente lúdico demonstra a sensibilidade e a criatividade no
cuidado. Isto pode ser manifestado através de ações, como ligar rádio, ver televisão,