133
mais força? – Eu – Por quê? – Porque esta linha está virada – E se trocarmos de caminho, quem
você acha que vai fazer mais força? – Você.
Ana (5;0) Estes dois caminhos desenhados no chão são iguais? – Não – Por quê? – Porque um tem
e o outro não tem curva – Tem mais alguma coisa? – Não – Eles são do mesmo tamanho? – Não –
Por quê? – O que tem curva é maior - É explicada a ação para a criança – Nós acabamos de andar
por estes caminhos, quem precisou fazer mais esforço, mais força? – Eu – Por quê? – Porque eu fui
mais rápida – Tem mais algum motivo? – Não – E se nós trocarmos de caminho, quem você acha
que irá fazer mais força? – Eu – Mas eu vou estar no caminho que você disse que precisa ser mais
rápido – Então é você.
Gab (5;0) Estes caminhos que estão desenhados no chão são iguais? – Não – Por quê? – Este vai
para o lado e este outro é reto – Tem mais algum motivo? – Não – Nenhum – Não – Eles são do
mesmo tamanho? – Sim – Posso medi-los? – Sim – Após a medição, e então eles são do mesmo
tamanho? – Não, este aqui (com curva) é maior - É explicada a ação para a criança – Nós andamos
por estes caminhos, quem precisou fazer mais esforço, mais força? – Eu – Por quê? – Porque eu fiz
assim, e sai ando rápido para demonstrar a ação – Fala para mim o que você fez – Demonstra
passos grandes – E se nós trocarmos de caminho, quem você acha que vai fazer mais força? – Acho
que você.
Mar (12;9) Estes caminhos desenhados no chão são iguais? – Não – Por quê? – Se um é reto ele vai
chegar mais rápido – Tem mais alguma coisa? – Não – É feito a ação de andar pelos caminhos –
Quem fez mais força para andar por estes caminhos? – Eu – Por quê? – Porque o meu caminho é
mais longo que o seu eu tive que andar mais rápido que você então eu tive que fazer mais força –
Tem mais algum motivo? – Não – E se nós trocarmos de caminho, quem vai fazer mais força? – Você
– Por quê? – Você vai andar pelo caminho mais longo.
Dan (11;10) Estes caminhos desenhados no chão são iguais? – Não – Por quê? – Um é reto e o
outro é curvo – Você vê mais alguma coisa? – Não – Eles são do mesmo tamanho? – Não – Por quê?
– Porque este daqui (com curva) se for reto ele seria o maior caminho – É explicada a ação a ser
executada para a criança – Quem fez mais força para andar por estes caminhos? – Eu – Por quê? –
Porque este caminho é mais longo e para chegar ao mesmo tempo que você eu tenho que fazer mais
esforço e andar mais rápido – Tem mais algum motivo? – Não – E se nós trocarmos de caminho,
quem irá fazer mais força? – Você – Por quê? – Porque agora você vai pelo caminho mais longo.
Van (11;11) Estes caminhos que estão desenhados no chão são iguais? – Não – Por quê? – Deixa
eu pensar, um faz uma curva e o outro é totalmente reto, mas eles vão dar no mesmo lugar, não sei,
acho que eles são iguais – Eles tem o mesmo tamanho? – Não, espera um pouco, acho que tem sim
– Posso medi-los? – Pode – E então? – Tem diferença no tamanho – É explicado para a criança a
ação a ser executada – Quem fez mais força para andar por estes caminhos? – Eu – Por quê? –
Porque você é mais alto o seu passo é maior e eu tive que forçar mais, acho que é isto – O caminho
teve alguma interferência na nossa ação? – Eu tive que desviar um pouco se fosse reto seria mais
fácil – Somente por causa da curva? – Não sei, acho que só por causa da curva – Você disse que os
caminhos não são iguais – Não, este aqui (com curva) é maior – Ele sendo maior tem alguma
influência por eu andar no caminho menor? – Acho que sim, você andar no caminho menor e eu no
caminho maior vou demorar um pouquinho mais para chegar – Mas nós chegamos ao mesmo tempo
– Ah, então nem tem diferença – Não tem diferença? – Eu acho que é o negócio do passo, eu não sei
– A distância não influiu? – Não muito acho que não – Você andou no caminho maior e eu no
caminho menor, nós saímos juntos e chegamos juntos, foi igual? – Se nós chegamos juntos foi igual –
Então que fez mais força? – Fui eu que fiz mais força – Por quê? – Porque eu fiz mais força? Porque
eu senti, não sei por que eu fiz mais força, acho que você foi mais rápido e eu tive que fazer mais
força para conseguir te acompanhar – Mas eu não fui mais rápido, eu fui na mesma velocidade – Ah,
sei lá, por causa da curva, tem um pouco de diferença, mas eu não sei – Se nós trocarmos de
caminho, você irá no caminho reto e eu no caminho como curva, quem você acha que irá fazer mais
força? – Acho que eu – Por quê? – Por causa daquele negócio do passo, mas eu acho que não tem
nada a ver, acho que você porque você vai no caminho com curva e um pouquinho maior, mas a
gente chegou junto, aí ta confundindo tudo, não sei.
Nat (12;2) Estes caminhos desenhados no chão são iguais? – Não – Por quê? – Um é uma reta e o
outro é uma curva – Tem mais alguma coisa? – Não – Eles são do mesmo tamanho? – Não, porque o