154
REFERÊNCIAS
ADRIÃO, Theresa. Oferta do ensino fundamental em São Paulo: um novo modelo.
Educação e Sociedade. Campinas, SP, vol. 29, n. 102, p. 79-98, jan./abr. 2008.
ADRIÃO, T.; CAMARGO, R. B. A gestão democrática na Constituição Federal de
1988. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à
educação: análise da L. D. B. e da Constituição Federal. 2. ed. São Paulo: Xamã,
2002.
ADRIÃO, T.; PERONI, V. Implicações do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Educação e Sociedade. Campinas, SP, vol. 28, n. 98, p. 253-267, jan./abr. 2007.
AREDES, A. P. J. As instâncias de participação e a democratização da escola
pública. 2002. 157 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Filosofia e
Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002.
BARROSO, L. R. Interpretação e aplicação da Constituição: fundamentos de uma
dogmática constitucional transformadora. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
BASTOS, C. Os estados e a nova Constituição. In: FUNDAÇÃO DO
DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO. Processo constituinte paulista. São
Paulo: FUNDAP, p. 49-62, 1989.
BENEVIDES, M. V. A construção da democracia no Brasil pós-ditadura militar. In:
FÁVERO, O.; SEMERARO, G. (Org.). Democracia e construção do público no
pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. 10. ed. Tradução de Marco Aurélio Nogueira.
São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______. Estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da política. 13. ed.
Tradução Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BUENO, B. A. B. O. Associações de Pais e Mestres na escola pública do Estado
de São Paulo (1931-1987). 1987, 319f. Tese de doutorado. Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação.
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Legislação de ensino de 1º e
2º Graus (Federal).Compilação e organização de Leslie Maria José da Silva Rama e
outros. São Paulo: SE/CENP, vol. 1, p. 265-270, 1980.
______. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão
de Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os
graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências.