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41 Clara: → só que tem uma coisa Ubiratan. vocês acham que as
42 coisas pra eles são fáceis. (.) não são não. (. ) tá:,
43 exis- exist- existe a facilidade (0,5) ã o acesso a
44 determinadas coisas a a a um por exemplo a quer ir ao
45 cinema, vai ao cinema. quer ir a uma festa, vai a uma
46 festa. não tem preocupação aquela com o dinhe:iro enfim
47 (0,3) mas quem- eles têm que p- dar em troca por essas
48 facilidades que os pais ã oferecem (0,4) eles têm que
49 devolver com estudo. (.) os pais exigem de todos o
50 máximo (0,6) tá:, (.) tem essa exigência (.) é é o que
51 eles têm que fazer a troca. vocês têm tudo isso mas
52 vocês tem que ter o estu:do, vocês têm que ser os
53 melhores. (0,4) tem essa fala em casa pra eles e os pais
54 são super exigentes, quando aparece lá a nota do filho
55 de que o filho não ta indo muito bem, o pai primeiro vai
56 falar com a professora e v- o quê que tá acontecendo
57 professora que o meu filho não tá indo bem. (0,5) aí
58 eles ficam sabendo, não, a senhora pode deixar que as
59 coisas que as coisas vão mudar e pra ter continuidade
60 por exemplo o pai desses que não estudou, que levou a
61 vida assim, ele vai pegar a empresa do pai dele e ele
62 vai quebrar a empresa do pai dele (0,5) se ele não tiver
63 não tiver estudado, ele n- não fizer um bom curso de
64 administração, enfim, tá:, o pai dele tá lá ó a empresa
65 tá lá ã o pai dele tá levando a empresa numa boa e o pai
66 até quer que o filho assuma depois a empresa, mas pra
67 isso ele vai ter que fazer o melhor curso de
68 administração (.) pra ele fazer o melhor curso de
69 administração, ele vai ter que passar no vestibular da
70 melhor universidade (.) e aí tem que estudar. (0,4)
71 embora a troca é exatamente a questão dos estudos. então
72 não é assim tudo de mão beijada não. (0,4) tá:, não é
73 mesmo. eles levam muito a sério a questão dos estudos.
74 (.) tá, cada um tem uma né, um tributo aí a pagar pelas
75 coisas que tem né, mas eu trouxe o exemplo de lá só para
76 falar da questão do: do aborto.
77 ((continua a discussão))
Após o relato de Clara, Alan se auto-seleciona e dá a sua opinião a respeito dos alunos da
escola privada. Para ele, esses estudantes tinham tudo o que queriam e pouco sabiam da vida,
pois não tinham que se esforçar para obter as coisas, ao contrário dele, Alan, e daqueles
menos favorecidos financeiramente que faziam parte da sua realidade (
a gente
). Alguns
colegas não se alinharam ao argumento de Alan, ironizando ou rindo (l. 22-23). No entanto, a
partir do período de observação participante, percebi que Alan e os demais colegas, meninos,
tinham interações conflituosas, sendo invocada a todo o momento a identidade religiosa e de
gênero de Alan, como mostrado na seção 3.2.1. Por essa razão, pode-se afirmar que o
desalinhamento se deve a essa interação problemática entre ele e os demais colegas, e não ao
argumento dele.