RESUMO
LUZ, Silvia Letícia D’Oliveira da. A valorização do profissional da educação e a carreira
docente: a experiência do governo de frente popular em Belém do Pará. 2008. Dissertação
(Mestrado em Educação)–Centro de Educação–Universidade Federal do Pará. Belém (PA), 2008.
O Estatuto do Magistério de Belém, que regulamenta a carreira e, portanto, a vida funcional dos
profissionais da educação é o tema desta pesquisa, que tem como objetivo analisar as políticas
implementadas para a carreira docente e suas implicações para o desenvolvimento do trabalho do
docente, em Belém (estado do Pará), nos anos de 1997 a 2004. Esse período é considerado
relevante, na pesquisa, porque a prefeitura de Belém esteve sob o comando de um governo que se
autodenominou “governo do povo”, que, para as finalidades deste estudo, chamamos “governo de
frente popular”. Este apresentou, entre outros, um programa que apontava para a valorização dos
profissionais da educação, com ênfase nas garantias do Estatuto do Magistério, ao mesmo tempo
em que sofreu pressões por parte desses profissionais pelo cumprimento de direitos contidos no
referido Estatuto. Para analisar as políticas sobre a carreira docente emanadas desse tipo de
governo, no período de referência, buscamos compreender, de um lado, o macro contexto de uma
realidade de crise do sistema capitalista, a inserção do Brasil nessa realidade, e a realização de
contra-reformas no Estado brasileiro orientadas para auxiliar na superação dessas crises. De outro,
compreender a concepção e o papel de um governo de frente popular, as influências das citadas
contra-reformas em suas políticas, a localização política e econômica de tal gestão, construindo,
assim, o entendimento dos efeitos da dinâmica desses fatores sobre o trabalho docente, em Belém.
Assim, os objetivos específicos que definimos para a investigação foram: 1) identificar as
conseqüências da crise sistêmica do capital e do papel do Estado no processo de trabalho docente;
2) analisar as contra-reformas do Estado brasileiro, a partir de 1990, e os seus efeitos sobre o
trabalho docente; 3) identificar algumas características do governo de Frente Popular, em Belém,
e suas perspectivas programáticas para a valorização dos profissionais da educação; 4) avaliar as
políticas emanadas por tal governo e os efeitos de sua implementação para a carreira docente, em
Belém. Partimos da análise histórica do fenômeno estudado, fundamentando-nos nas elaborações
de Antunes (1995; 1999; 2004), Brzezinski (2007), Chesnais (1996), Engels (1977),Enguita
(1991), Lênin (1986; 1986a), Marx (1980), Maués (2003; 2005; 2006), Moreno (2003; 2003a),
Oliveira (2003), entre outros. Valemo-nos, ainda, de documentos jurídicos e governamentais, bem
como de publicações do movimento docente, como os da Confederação Nacional dos
Trabalhadores da Educação (CNTE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do
Pará (SINTEPP), que nos permitiram compreender as categorias de análise – carreira,
remuneração, formação e condições físicas do trabalho no espaço educacional. Coletamos dados e
informações documentais e empíricos, buscando algumas respostas que permitissem identificar,
mesmo nas relações contraditórias apresentadas, as políticas que envolveram a carreira docente, o
governo de frente popular e o movimento docente. Por isso, os sujeitos das entrevistas semi-
estruturadas foram selecionados em função de sua localização funcional e política. Funcional, no
caso dos sete profissionais da educação e de um representante do governo que exercia função de
coordenação, na Secretaria Municipal de Educação; e pela atuação política e sindical no
movimento docente organizado no SINTEPP, em entrevista com dois de seus dirigentes. A partir
do referencial bibliográfico e dos procedimentos metodológicos indicados, pudemos concluir que
o cumprimento de direitos contidos no Estatuto do Magistério de Belém possibilitaria o
desenvolvimento e a valorização da carreira docente, sobretudo quanto a salário e condições
físicas de trabalho, ressaltando que o período analisado foi de efervescência sindical e política
sobre as demandas dos profissionais da educação que buscaram assegurar seus direitos na
realidade de um governo considerado progressista.
Palavras-chave: carreira docente, governo de frente popular; movimento docente.