Resumo
Ferreira, Celso Nascimento; Silva, Jorge Ferreira. Consumidores de
cenoura: suas percepções e atitudes em relação à cenoura Baby. Rio de
Janeiro, 2008. 143p. Dissertação de Mestrado – Departamento de
Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
O desconhecimento da existência de pesquisas sobre o comportamento do
consumidor de cenoura Baby no Brasil estimulou a realização deste estudo
exploratório, o qual tem como finalidade identificar aspectos relacionados às
diferenças individuais que compõem o modelo de comportamento do consumidor.
Mais especificamente, ele busca revelar as percepções e atitudes do consumidor
em relação à cenoura Baby, os motivos que orientam sua preferência ou rejeição e
as razões que estão limitando o seu consumo. Os dados foram coletados por meio
de entrevistas individuais, observação pessoal e grupos de foco e avaliados sob os
modelos multiatributos de Fishbein e Ponto Ideal. Os resultados sugerem uma
atitude favorável em relação à cenoura Baby, mas a preferência é pela cenoura
Comum. Diferentemente desta última, que é altamente acessível a todas as classes
sociais graças a sua alta disponibilidade e preço baixo, a cenoura Baby está
posicionada para um público com poder aquisitivo mais elevado, que é minoria.
Ela é percebida como um produto sofisticado, e consumido apenas em situações
especiais. Dentre as várias hipóteses e suposições que podem ser formuladas a
partir deste estudo, recomenda-se testar se a cenoura Baby é, de fato, mais
saborosa que a cenoura Comum e se ela realmente desperta o interesse das
crianças. Os resultados poderão sugerir mudanças na estratégia de
posicionamento, de modo a atender também o público infantil e,
conseqüentemente, aumentar seu market share.
Palavras-chave
Cenoura Baby; comportamento do consumidor; modelo multiatributos.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0611964/CA