Iluminação natural em escolas
__________________________________________________________________________________
111
GHISI, Enedir. Desenvolvimento de uma metodologia para retrofit de sistemas
de iluminação: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina.
Florinópolis, 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Curso de pós-graduação
em Engenharia Civil – Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. 305 p.
GONZALO, Guilhermo E. Iluminação Natural: estudo realizado para salas de aula
em Tucumán. Revista Lume Arquitetura, Ano IV – nº 19, Abr / Mai 2006. p. 86 – 91.
Disponível em: < www.lumearquitetura.com.br >. Acesso em: 18 set. 2006.
GRAÇA, V.A.C., KOWALTOVSKY, D.C.C.K. Metodologia de avaliação de
conforto ambiental de projetos escolares usando o conceito de otimização
multicritério. In Ambiente Construído, Porto Alegre, v.4, n.3, p.19-35, jul. / set. 2004.
HATHAWAY, Warren E. A study into the effects of types of light on childrens: a
case of daylight robbery. IRC Internal reports, n. 659, p. 11 – 29. Disponível em:
www.nrc-cnrc.gc.ca/ >. Acesso em: 19 set. 2006.
HESCHONG MAHONE GROUP. Daylighting in schools: an investigation into the
relationship between daylighting and human performance. Fair Oaks, California:
Pacific Gas and Electric Company, agosto de 1999.
HOPKINSON, R.G., PETHERBRIDGE, P., LONGMORE, J. Iluminação Natural.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1975. 776 p.
IESNA – Illuminating Engineering Society of North America. IES Lighting
Handbook, refrence and apllication. 9
th
edition. New York: IESNA, 2000.
LAM, William C. Perception and lighting as formgivers for architecture. New
York: McGraw Hill Book Company, 1977. 310 p.
MANSY, K. A user-friendly procedure to visualize the hourly quantitative
performance of daylighting systems. Solar Energy, vol.77, p.373-380. Elsevier:
London, 2004.
MARDALJEVICK, John. Daylight simulation: validation, sky models and daylight
coefficients. Tese (Doutorado) – Institute of Energy and Sustainable Development
(IESD). De Montfort University, Leicester, UK, 1999. Disponível em: <
http://www.iesd.dmu.ac.uk/~jm > . Acesso em 19 Dez 2006.
______ . Examples of climate-based daylight modeling. Paper nº 67. Institute of
Energy and Sustainable Development (IESD). De Montfort University, Leicester, UK,
2005. Disponível em: < http://www.cibse.org/pdfs> . Acesso em: 21 Jan 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Fundo de fortalecimento da escola.
Espaços Educativos. Ensino Fundamental. Subsídios para elaboração de projetos
e adequação de edificações escolares. Brasília: FUNDESCOLA / MEC, 2002. V1
195 p. – V2 124 p.
MOORE, Fuller. Concepts and practice of architectural daylighting. New York:
Van Nostrand Reinhold, 1985.