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muito em sala de aula, sempre que está próximo de eleições, faz a eleição mesmo,
faz a simulação, então eu acho que existe um momento na sala. Agora, tem
também a parte tecnológica, nos temos multimídia, DVD, muitos aparelhos de
som, muita coisa que até contrasta às vezes com as outras escolas nossas, às vezes
é até um certo problema. E mesmo prédios. Nós temos também investido muito,
por exemplo, fizemos um prédio para o ensino médio, a classe, não sei se você
viu, bem bom, uma biblioteca...(DIRETORIA DA ESCOLA B, 2006)
A diretoria da escola C percebe a modernidade de forma distinta, que aborda desde os
aspectos de equipamentos até a mentalidade das pessoas que “fazem a educação”. É percebida
também como a inovação da corrente pedagógica, no aparato tecnológico, nos investimentos na
estrutura física e nos recursos humanos:
Olha, a modernização de escola é algo delicado. Porque a modernização é uma
palavra que tem diversas conotações, algumas positivas e outras negativas, e que
em alguns momentos ela assume a característica de modismo, e instituições sérias
como a nossa têm que tomar um cuidado muito grande para não ir atrás de
modismo. O próprio construtivismo foi um modismo que apareceu lá em 82, que
muitas escolas embarcaram no construtivismo sem saber, realmente, o que era
aquilo. Hoje, para nós está muito claro o que é construtivismo e nós adotamos
muito do sócio-interacionismo, porque agora a gente evita falar construtivismo,
porque essa palavra virou palavrão, agora nós falamos em sócio-interacionismo
que não é nada mais que construtivismo. Mas a modernização da escola, ela se dá
de várias formas. Você pode falar de modernização da escola no aspecto
tecnológico, que é o mais comum que se usa, então nesse sentido nós procuramos
sim, modernizar o parque tecnológico da escola, os próprios laboratórios são
constantemente revisados, até reconstruídos, o equipamento de informática é
constantemente trocado, agora mesmo nós trocamos 120 computadores da parte
pedagógica e colocamos computadores de última geração, a própria linguagem
que ele usa é uma linguagem moderna, atualizada, os softwares, hoje em dia,
diferentemente de há uns 10 anos você tem no mercado, muito material didático
para utilização no computador, a própria utilização do computador, ela está
deixando de ser confinada a laboratórios. [...] A modernização também se dá pela
mentalidade das pessoas que fazem a educação...
Ainda expõe a direção da escola C, como sendo a modernidade uma forma de atualização,
o desenvolvimento de novas formas de comunicação e interação entre as pessoas. A mudança das
formas de diálogo, inclusive no ambiente escolar, o que torna fundamental a formação de
profissionais nas escolas preparados para uma nova forma de interação com os alunos, através de
novas linguagens, mais rápidas e participativas:
... Bom, tudo isso é modernidade, desde os recursos humanos, passando pela
estrutura física, pela estrutura organizacional, para que no todo você esteja sempre
se atualizando, porque se você não se atualizar, o seu vizinho vai se atualizar.
Agora, é como eu disse, não pode ser modismo, não pode ser vitrine, como
algumas escolas que dizem que tem, você sabe qual, tem “sala de terceira
dimensão” então você vai lá, e tem realmente, uma sala de terceira dimensão,
uma, e o aluno entra lá uma vez durante toda a escolarização, porque depois que
ele foi uma vez não tem mais o que fazer lá dentro, até porque não há, hoje,
material didático para alimentar uma sala de terceira dimensão para um processo,
então vira vitrine, como era até algum tempo, felizmente, acredito que hoje não
seja mais, o laboratório de informática estar na frente do colégio, na parte frontal
do colégio, ao lado da secretaria, com um vidro bem grande para o pai, futuro pai
de aluno chegar e ver ali o laboratório de informática como sinônimo de