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Essa colocação parece extremamente óbvia, porém, somente a partir de um
entendimento claro a respeito do valor a que a empresa se propõe entregar é que se pode saber
onde e quando investir.
No caso em estudo a preocupação com “ valor”, visto que se tratava de uma empresa
com base no sistema de produção enxuta, fazia parte da cultura organizacional. Resgatando o
conteúdo do capítulo 3.5. sobre os princípios do sistema Toyota de Produção, podemos tentar
verificar em qual, ou quais desses princípios a empresa deveria conduzir esforços mais
intensos, a fim de garantir a longevidade esperada.
O produto gerado pela empresa destinava-se a equipar veículos de passeio. Os
compradores desse tipo de produto, quando satisfeitos, tendem a realizar uma nova aquisição
de um modelo mais novo. Entretanto, esperam encontrar uma inovação motivadora. A
montadora, para a qual o produto era vendido, desenvolveu uma alternativa, tecnologicamente
superior, em um concorrente.
O que se observou na empresa é que as linhas de produção, apesar da alta tecnologia
aplicada para produção de motores em série, não permitia flexibilidade para produzir outros
motores tanto geometricamente diferentes, como também, com outras soluções em materiais e
periféricos.
Com essa análise, destacamos que a empresa deveria se preocupar com o primeiro
princípio do sistema Toyota apresentado por Liker (2000):
)XQGDPHQWDUDVGHFLV}HVJHUHQFLDLVHPXPDILORVRILDGHORQJRSUD]R
Provavelmente reunindo as equipes e gerentes, para uma visão de valor, o problema da
chegada do fim do ciclo de vida do produto teria sido trazido a luz de todos e a busca de
soluções que, logicamente, necessitariam de investimentos, poderiam ser criadas.
Dentre as possíveis soluções, podemos presumir que mudanças nas linhas de
produção, permitindo produzir uma variedade maior de modelos, diferentes tanto em
geometria, quanto em matérias-prima, seria uma das principais alternativas.
O quadro 12 demonstra dados da produção mundial de automóveis de passeio. Esses
dados mostram o crescimento do setor e, segundo um relatório de um instituto europeu de
pesquisa, a grande preocupação dos fabricantes, motivados pelas discussões ambientais, é
aumentar a produção de veículos, de forma sustentável, reduzindo a emissão de carbono e
resíduos sólidos na atmosfera (SMMT – 2007). O mesmo relatório ainda aponta que o
controle e redução do impacto ambiental, através de operações mais eficientes quanto ao uso
dos recursos naturais, bem como, o investimento em tecnologia são fatores críticos que devem
ser considerados no desenvolvimento de soluções industriais.