28
Há quem considere inadequada a terminologia “variável como incógnita”,
pelo fato de que uma incógnita representa um valor fixo. No entanto,
consideramos que a primeira percepção das letras, quando presentes em
problemas algébricos, é, ou deveria ser, a de símbolos que representam
qualquer valor e que só num segundo momento se define seu papel
específico no problema. Assim, por exemplo, frente a uma equação, se
toma consciência de que a variável representa valores específicos só
depois de se considerar, mesmo que mentalmente, as operações
necessárias que permitam perceber que se trata efetivamente de uma
equação e não, por exemplo, de uma tautologia. Por essa razão, nos
parece que o uso da terminologia “variável como incógnita” é adequado.
(TRIGUEROS; URSINI, 1998, p. 447-448, tradução nossa)
Observamos, ainda, que, para as autoras, o conceito de variável abrange
essas três diferentes nuances (incógnita, número genérico, variáveis em relação
funcional) as quais são consideradas por elas como as principais componentes do
conceito, o que pode ser justificado pelos estudos já realizados concernentes a esse
tema.
Baseando-se, parcialmente, na proposta de Dubinsky, para a construção de
conceitos matemáticos, as autoras apresentam o que seria uma “decomposição
genética” do conceito de variável.
Segundo Dubinsky (1991 apud REYES; TRIGUEROS; URSINI, 1996), para
entender a forma como os estudantes aprendem matemática é necessário analisar
os diferentes conceitos envolvidos nessa aprendizagem a fim de isolar seus
principais componentes e dar descrições explícitas de possíveis relações entre eles.
O produto dessa análise é chamado de decomposição genética do conceito. Tal
decomposição pode ser uma ferramenta útil para desenvolver pesquisas sobre a
compreensão dos estudantes em matemática e pode servir como um guia na
elaboração de estratégias de ensino.
Assim, as autoras defendem que a decomposição do conceito de variável em
incógnita, número genérico e variáveis relacionadas baseia-se, por um lado, num
minucioso estudo desse conceito e, por outro, nas já conhecidas dificuldades dos
estudantes ao lidarem com situações em que as variáveis estejam presentes.
Contrastando, em parte, com a decomposição genética proposta por
Dubinsky, a decomposição do conceito de variável, apresentada pelas
pesquisadoras, enfatiza apenas aqueles aspectos que parecem ser relevantes, sob
o ponto de vista de um especialista, para a construção desse conceito, e admite que
todos os aspectos considerados têm a mesma hierarquia. As autoras pontuam: