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populares; para ele o folclore é uma pepita de ouro. Sua tarefa consiste em extrair o
metal precioso para em seguida moldá-lo”.
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Para a implantação do ensino da música e do canto orfeônico nas escolas, Villa-
Lobos afirma ter elaborado um repertório adequado, inspirado no folclore nacional. Para
suprir tal necessidade surgiu a chamada “Colleção Escolar”, editada pela Casa Arthur
Napoleão composta de peças essencialmente folclóricas. Posteriormente, essa coleção deu
origem ao chamado “Guia Prático”, que reunia 137 canções folclóricas
124
.
Segundo Villa-Lobos, o “Guia Prático” era dividido em seis volumes
125
. O primeiro,
composto de 137 canções infantis populares cantadas por crianças de todo o Brasil. O
segundo volume seria marcado por um caráter mais cívico, com uma coleção de hinos
nacionais e estrangeiros, canções patrióticas e escolares. Já o terceiro volume, era
constituído por canções nacionais e estrangeiras, o quarto volume contava com temas
ameríndios da América do Sul e da América do Norte, além de melodias afro-brasileiras. O
quinto volume seria composto por peças da música universal e finalmente, o sexto volume
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Jornal “A Noite” de 21 de janeiro de 1945.
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As 137 músicas que formam o chamado “Guia Prático” são: 33 Acordei de Madrugada (1ª e 2ª versões) A
Agulha, Ainda não Comprei, Anda à Roda (1ª, 2ª e 3ª versões), O Anel, Anquinhas, Atché, Ba-be-bi-bobu, Na
Bahia Tem, Bam-ba-la-lão (Senhor Capitão), O Bastão ou Mia Gato, Bela Pastora, Besuntão da Lagoa,
Brinquedo (Olhe aquela Menina), Cachorrinho, Cai, Cai, Balão (Vem cá, Bitu), O Café, Canário, Candeeiro,
A Canoa Virou, Canoinha Nova, A Cantiga de Ninar, A Cantiga de Roda (As Bonecas), capelinha de Melão,
Carambola, Caranguejo (1ª e 2ª versões), Carneirinho, Carneirão, O Castelo, A Praia, Chora, Menina, Chora,
Ó Ciranda, ó Cirandinha, A Cobra e a Rolinha, Co-có-có, As Conchinhas, Condessa, Constante, Constância,
O Corcunda, Na Corda da Viola, A Cotia, O Cravo (1ª versão), O Cravo Brigou com a Rosa (2ª versão), A
Dança da Carranquinha (1ª versão das Anquinhas), De Flor em Flor, Entrei na Roda, Os Escravos de Jó,
Ficarás Sozinha, (Fui no Itororó), Formiguinhas, A Freira, Fui no Itororó (1ª e 2ª versões), Fui Passar na
Ponte, (Na Bahia Tem, 2ª versão), No Fundo do meu Quintal, Garibaldi Foi à Missa, A Gatinha Parda (1ª e 2ª
versões), O Gato, Hei de Namorar, Espanha, Higiene, No Jardim Celestial, João Cambriête, Laranjeira
Pequenina, O Limão (1ª e 2ª versões), Lindas Laranjas, Machadinha, A Mamãe Estava Doente, Mando Tiro-
tiro-lá, Manquinha, Na Mão Direita (2ª versão), A Maré Encheu (1ª e 2ª versões), Mariquita, Muchacha (ou
As Mariquitas), Meninas, ó Meninas, Meu Benzinho, Meu Pai Amarrou meus Olhos, Nesta Rua (Nesta
Noite), Ningueninhas, Olha o Bicho, Olha o Passarinho Dominé, Padre Francisco, Pai Francisco (1ª e 2ª
versões), Passa, Passa, Gavião (Lá na Ponte da Vinhaça), Passarás, não Passarás, O Pastorzinho, O Pescador
da Barquinha, O Pião, Pintor de Cannahy, Pirolito (ou Fiorito), Pobre Cega (1ª e 2ª versões), O Pobre e o
Rico, Pobre Peregrino, Pombinha Rolinha (Brinquedo de Roda), Os Pombinhos (1ª e 2ª versões), A Pombinha
Voou, Lá na Ponte da Vinhaça (Passa, Passa, Gavião), Quando eu Era Pequenino, Quantos Dias Tem o Mês?,
Que Lindos Olhos, Rosa Amarela (1ª e 2ª versões), Samba-Lelê, Sapo Jururu, Senhora Dona Sancha (1ª, 2ª e
3ª versões), Senhora Dona Viúva (Viuvinha), O sim!, Sinh`Aninha, Sodade, Sonho de uma Criança,
Terezinha de Jesus, Uma, Duas Angolinhas, Vai Abóbora, Vamos Atrás da Serra, Oh, Calunga, Vamos,
Maninha (2ª versão), Vamos, Maruca, A Velha que Tinha Nove Filhas, Vem cá Siriri, Vestidinho Branco,
Vila Formosa, Vitu, Viuvinha da Banda d`Além, Viva o Carnaval, Você Diz que Sabe tudo, Xô! Passarinho,
Margarida.
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Ver: Boletim Latino-Americano de Música, Rio de Janeiro, 6: 531-2, abril, 1946.