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criança/dimensão instrumental.
Contribui para o respeito a
individualidade, aceitação das
diferenças individuais.
sobre”, “falar sobre”. elevação da consciência
coletiva. Compartilhamento
com a transformação social.
passarem da consciência
ingênua a consciência crítica.
Educação como uma tentativa
constante de mudança de
atitude.
Conteúdos
Programáticos
Selecionado a partir dos
interesses dos alunos.
Desenvolvimento psicológico.
Conteúdo didático secularizado
para afirmar a relevância do
conteúdo aos aspectos sócio –
político - econômico.
Selecionados a partir das
culturas dominantes (ciência,
filosofia, arte, política,
história...).
Apropriação para a
superação.
Levantamento do universo
vocabular dos grupos com
quem se trabalha. (alunos e
alunas).
Escolha de palavras
selecionadas a partir do
universo vocabular pesquisado.
Criação de situações
existenciais típica dos grupos
com quem se trabalha
Metodologia
Atividade centrada no aluno.
Trabalhos em grupo, pesquisa,
materiais didáticos, jogos /
“aprender a aprender”.
A ênfase sai da dimensão
técnica e recai em um dos
níveis da dimensão política – “o
discurso da denúncia...”.
Distingue claramente os
papéis de professor e de
aluno para fazer a
articulação entre eles. Utiliza-
se de todos os meios que
possibilitem a aprensão
crítica dos conteúdos.
Ver-julgar-agir.
Relação dialética entre
consciência-mundo.
Processo dialógico, onde o
diálogo através do qual o
educador e o educando
constantemente problematizam
o seu estar no mundo e sua
ação sobre o mundo.
Elaboração de fihcas-roteiro.
Avaliação
Valorização dos aspectos
afetivos (atitudes), ênfase na
auto-avaliação –
comportamento de entrada e
saída.
Estará preocupada com a
superação do estágio do
senso comum
(desorganização do
conteúdo) para a consciência
crítica (sistematização dos
conteúdos).
Organização da
Escola
Ênfase no método em
detrimento do conteúdo.
Reafirma o valor, a dignidade e
os direitos do ser humano.
Ignora o contexto político –
social. Autoridade disfarçada.
Afrouxamento das normas
disciplinares.
Fase de transição. A organização é um meio
para que a escola funcione
bem nos seus múltiplos
aspectos.
Ênfase no método e no
conteúdo.
Reafirmar o valor da vida
humana, sem ignorar o papel
do grupo social.
Autoridade advindo do respeito
dos alunos pelos professores.
Obs:
a) As tendências da Escola Nova, Escola “Crítica-Reprodutivista” e Escola Histórico-
Crítica, foi extraído do quadro da equipe técnica CENAFOR (1983) completado pela
professora Fátima Pighnelli Azar (1995), com base no Capítulo II –Didática: uma
retrospectiva histórica, Lima Passos A. Veiga, São Paulo, Papir/IMS, maio de 1995.
b) A educação de Paulo Freire foi trabalhada a partir dos livros:
FREIRE, Paulo, Educação como prática da liberdade, 2
a
ed., Rio de Janeiro, Paz e
Terra, 1969.
_____________, Pedagogia do oprimido, 12
a
ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, Moacir, Convite à leitura de Paulo Freire, 2
a
ed., 4
a
impressão, São
Paulo, Scipione, 2004.
STRECK, Danilo Romeu, Correntes pedagógicas: aproximações com a teologia,
Petrópolis/Curitiba, Vozes/Celadec, Região Brasil, 1994.
_____________, (org.), Paulo Freire: ética, utopia e educação, Petrópolis, Vozes,
1999.