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Segundo Souza (1997), o movimento pela certificação ISO 9000 vem ganhando
corpo no setor da Construção Civil desde a década de 80, liderado por empresas
construtoras tanto da área imobiliária quanto da área industrial e de obras públicas.
O PBQP-H, tem sido o principal desencadeador desta busca pela qualidade no setor,
tendo em vista que o maior agente financiador do país, a Caixa Econômica Federal, tem
colocado como requisito técnico, a certificação evolutiva neste programa para as empresas
construtoras que buscam financiamento de obras com este agente. O mesmo tem
acontecido com governos e prefeituras, em processos de licitação de obras públicas em
diversos estados do Brasil.
O uso do poder de compra foi determinante para que ocorresse essa explosão pela
busca da qualidade na construção civil. Os clientes sejam estes públicos ou privados, estão
cada vez mais conscientes dos seus direitos e de sua importância perante as construtoras. .
Picchi (1993) coloca que para a Construção Civil esse movimento foi, sem dúvida,
reflexo da ênfase pela qualidade que vinha ocorrendo em todos os setores e em todo
mundo, mas decorre também de mudanças que afetam especificamente esse setor e que
têm levado as empresas de construção de edifícios a buscarem métodos de gestão mais
modernos, seguindo o exemplo da indústria de produtos seriados.
Segundo Rocha (1998), cada vez mais, as empresas construtoras investem na
melhoria da qualidade através do uso de tecnologias inovadoras ou da implantação de
sistemas de gestão da qualidade para atender às novas necessidades de mercado.
E apesar do gerenciamento da satisfação do cliente ser considerado de grande
importância para todos os setores, este tema é considerado novo; principalmente, na
construção civil. De acordo com Jobim (1997), embora tenha chamado a atenção há muito
tempo, o comportamento do cliente começou a ser estudado recentemente, quando o
impacto da tecnologia e da revolução industrial causou mudanças significativas no
comportamento e nos sistemas de mercado. Deste campo de estudo participam
pesquisadores interessados em descrever, compreender, prever ou influenciar o
comportamento dos clientes.
O conhecimento do grau de satisfação dos usuários e o desempenho das edificações
em uso tem sido objeto de muitos trabalhos nos últimos anos, em várias instituições de
ensino e pesquisa brasileiras, através de Avaliações Pós-Ocupação. As pesquisas
realizadas, utilizando este instrumento, devem ter a montagem da investigação