SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................ 12
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO .................................................................................12
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA..........................................................................14
1.3 OBJETIVOS...................................................................................................14
1.3.1 Objetivo Geral ...............................................................................................14
1.3.2 Objetivos Específicos ..................................................................................15
1.4 JUSTIFICATIVA.............................................................................................15
2 REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................... 17
2.1 DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA......................................................................17
2.1.1 As Escolas de Pensamento Estratégico.....................................................21
2.2 O BALANCED SCORECARD........................................................................23
2.2.1 Apontamentos conceituais e evolução ......................................................23
2.2.2 Objetivos principais do Balanced Scorecard.............................................28
2.3 PERSPECTIVAS DE NEGÓCIO - BSC .........................................................29
2.3.1 Perspectiva Financeira.................................................................................30
2.3.2 Perspectiva do Cliente .................................................................................34
2.3.3 Perspectiva dos Processos Internos ..........................................................36
2.3.4 Perspectiva do Aprendizado e Crescimento..............................................38
2.4 BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELO BSC...........................................41
2.4.1 O Desdobramento da estratégia..................................................................41
2.4.2 O Alinhamento Organizacional....................................................................44
2.5 CRIAÇÃO DE SINERGIAS E VALORES CORPORATIVOS.........................46
2.5.1 Sinergias da perspectiva dos clientes........................................................47
2.5.2 Sinergias oriundas de uma proposta de valor para os clientes...............48
2.5.3 Sinergias da perspectiva dos processos internos ....................................49
2.5.4 Sinergias decorrentes do compartilhamento de processos e serviços ..49
2.5.5 Sinergias resultantes da integração da cadeia de valor ...........................50
2.5.6 Sinergias da perspectiva do aprendizado e crescimento .........................51
2.5.7 Sinergias decorrentes da alavancagem dos ativos intangíveis ...............52
3 METODOLOGIA ......................................................................... 55
3.1 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO ........................................................................55
3.2 TIPO DE PESQUISA......................................................................................55
3.3 UNIDADE DE ANÁLISE.................................................................................56
3.4 COLETA DE DADOS.....................................................................................57
3.5 ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS.......................................................58
4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS........... 60
4.1 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA..............................60
4.1.1 A implementação do Balanced Scorecard .................................................64
4.1.2 Dificuldades encontradas para definir indicadores e variáveis ...............71
4.1.3 Os resultados obtidos com a implantação do Balanced Scorecard........74
4.2 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS................................................................82