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Conseqüências falseáveis, enunciados deduzidos
Se as hipóteses formuladas não forem verdadeiras, será possível concluir que outros são os fatores
críticos de sucesso no lançamento de pneus reformados certificados pelo Inmetro.
Técnicas de falseabilidade:
Hipóteses nulas, que contradizem as descritas anteriormente.
Testagem
Serão elaborados dois tipos de instrumentos. Cada um deles é direcionado a um tipo de respondente
(gerentes de produção das remoldadoras de pneus e das empresas fornecedoras de matérias prima e
revendas de serviços e produtos). Será realizado um pré-teste para avaliação da clareza, adequação e o
tempo necessário para o preenchimento dos instrumentos formulados.
Análise dos resultados
Os dados colhidos através da pesquisa de campo serão analisados através de método estatístico.
Avaliação das conjecturas, soluções e hipóteses
Refutação (rejeição)
Corroboração (não rejeição)
O critério usado para a corroboração será o oposto ao adotado na
refutação.
Nova Teoria
A partir da análise dos dados podem ser elaboradas, ou não, uma
nova teoria.
Nova lacuna, contradição ou problema
Serão apontadas as lacunas, contradições ou problemas encontrados, e
sugeridos caminhos para sua pesquisa.
Conhecimento prévio e teorias existentes:
Teorias de Rockart sobre FCS e modelo do Ciclo de Vida do Produto e seus prognósticos, de
Porter.
Lacuna, contradição ou problema:
Quais são os Fatores Críticos de Sucesso no lançamento de pneus reformados certificados
pelos Organismos Acreditados pelo Inmetro
Conjecturas, soluções ou hipóteses:
Três hipóteses para responder ao problema.
Hipótese I – Estimular o mercado através da imagem (qualidade, eficiência,durabilidade e segurança), assim
como a existência de revendedoras eficientes.
Hipótese ll – Custo de Marketing com foco no produto (qualidade, eficiência, durabilidade
e segurança)
Hipótese lll –A tecnologia utilizada na fabricação de pneus remoldados.
Conseqüências falseáveis, enunciados deduzidos
Se as hipóteses formuladas não forem verdadeiras, será possível concluir que outros são os fatores
críticos de sucesso no lançamento de pneus reformados certificados pelo Inmetro.
Técnicas de falseabilidade:
Hipóteses nulas, que contradizem as descritas anteriormente.
Testagem
Serão elaborados dois tipos de instrumentos. Cada um deles é direcionado a um tipo de respondente
(gerentes de produção das remoldadoras de pneus e das empresas fornecedoras de matérias prima e
revendas de serviços e produtos). Será realizado um pré-teste para avaliação da clareza, adequação e o
tempo necessário para o preenchimento dos instrumentos formulados.
Análise dos resultados
Os dados colhidos através da pesquisa de campo serão analisados através de método estatístico.
Avaliação das conjecturas, soluções e hipóteses
Refutação (rejeição)
Corroboração (não rejeição)
O critério usado para a corroboração será o oposto ao adotado na
refutação.
Nova Teoria
A partir da análise dos dados podem ser elaboradas, ou não, uma
nova teoria.
Nova lacuna, contradição ou problema
Serão apontadas as lacunas, contradições ou problemas encontrados, e
sugeridos caminhos para sua pesquisa.
Conhecimento prévio e teorias existentes:
Teorias de Rockart sobre FCS e modelo do Ciclo de Vida do Produto e seus prognósticos, de
Porter.
Lacuna, contradição ou problema:
Quais são os Fatores Críticos de Sucesso no lançamento de pneus reformados certificados
pelos Organismos Acreditados pelo Inmetro
Conhecimento prévio e teorias existentes:
Teorias de Rockart sobre FCS e modelo do Ciclo de Vida do Produto e seus prognósticos, de
Porter.
Lacuna, contradição ou problema:
Quais são os Fatores Críticos de Sucesso no lançamento de pneus reformados certificados
pelos Organismos Acreditados pelo Inmetro
Conjecturas, soluções ou hipóteses:
Três hipóteses para responder ao problema.
Hipótese I – Estimular o mercado através da imagem (qualidade, eficiência,durabilidade e segurança), assim
como a existência de revendedoras eficientes.
Hipótese ll – Custo de Marketing com foco no produto (qualidade, eficiência, durabilidade
e segurança)
Hipótese lll –A tecnologia utilizada na fabricação de pneus remoldados.
Quadro 3: Quadro elaborado por Popper adaptado para a pesquisa
Fonte: Popper (1975)
Segue uma descrição sobre cada item representado na Figura: