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2008), enquanto os professores, diretores de escola, os pais e os próprios
alunos respondem questionários contextuais específicos com o intuito de
identificar as características das escolas que aumentam o aprendizado dos
alunos e que conseguem lidar com a diversidade, de modo a diminuir a
influência da origem social dos alunos nos resultados escolares. Este Projeto,
financiado pela Fundação Ford, Ministério de Ciência e Tecnologia e Faperj, está
sendo desenvolvido em cinco cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Belo Horizonte,
Campo Grande, Campinas e Salvador, por seis centros universitários: PUC-Rio,
UFMG, Unicamp, UFBA, UEMS e UFJF.
Esta pesquisa tem como foco problematizar o Clima Acadêmico – considerado
um dos fatores consensuais de eficácia escolar, buscando aferir se o mesmo
pode ser mensurado via questionário nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
No percurso da pesquisa, uma revisão mais acurada sobre o tema possibilitará
não só uma definição mais clara do conceito como também a observação de
algumas manifestações do Clima Acadêmico, tanto na escola como na sala de
aula.
A escola lida com diversas demandas dos alunos, professores, pais,
funcionários e, de alguma forma, precisa suprir as expectativas destes agentes.
Apesar das solicitações e dos problemas típicos do cotidiano escolar, se a
escola ainda assim, tiver como prioridade a qualidade dos serviços escolares e,
mais especificamente, a ênfase no ensino aprendizagem, dizemos que a escola
possui um bom Clima Acadêmico. De forma análoga, o mesmo ocorre na sala de
aula, onde o professor – e nas primeiras séries, um só professor – precisa lidar
com situações inusitadas e demandas não previstas. Se, a despeito dessa gama
de elementos que intervém no trabalho pedagógico, ele ainda mantiver como
objetivo principal os aspectos de ensino aprendizagem, apontamos aquela sala
de aula como uma sala onde há um bom Clima Acadêmico.
Embora a definição do conceito seja apreensível quando posta desta maneira,
não é possível captar o Clima Acadêmico de forma observável diretamente. Por
isso, a literatura que estuda o tema, aponta expressões do que poderia indicar a
presença desse bom Clima Acadêmico, tanto na sala de aula como na escola, o
que poderá ser visto no capítulo 2 – Revisão da Literatura.
O desenho da pesquisa e todo seu percurso poderão ser encontrados no
capítulo 3, no qual há tanto informações sobre o campo de trabalho como sobre
os instrumentos utilizados para a coleta de dados. De forma mais específica, o
método será explicado no capítulo 4, no qual, também, encontra-se a
apresentação das escalas geradas a partir dos dados empíricos, o que valida as
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