92
envolvimento dos alunos, conforme explicitado:
“A gente tinha aula numa sala-ambiente, com ar condicionado, com vídeo,, com isso,
com aquilo outro, muito bem equipada. A sala estava assim um pouco apertada para
eles. Então a gente chegou à conclusão que não usaria mais aquela sala. Isso tudo
colocado em grupo. A gente foi para uma sala maior, porém muito mais quente, com
nada e a gente chegou à conclusão que o que podia fazer era dividir aquela, em quatro
salas. Eu falei assim: “Vocês querem aprender?” “Queremos!”, “Então eu vou ter
quatro turmas em uma só. Vocês terão que colaborar no sentido em que quando eu
estiver trabalhando com um grupo o outro vai precisar ser autônomo, pois vou fazer
uma outra proposta de trabalho e aí vou atendendo a todos”.
Separei os grupos, coloquei os lideres. “Cada grupo vai ter um líder e prestar relatório
da sala de aula”. e fui construindo, até que ao final de um certo período todos
chegaram onde eu queria, com a matéria.”
Mesmo com um prédio de dois andares, razoavelmente dimensionado para
o número de alunos (cerca de 700), várias salas de aula (cerca de 20), uma
biblioteca, algumas pequenas salas dedicadas a atividades variadas e um teatro
76
,
essa comunidade convive cotidianamente com a necessidade de realizar suas
propostas com o que podem dispor e não com o que seria ideal. Inclusive no que
se refere aos professores
77
.
A maioria dos professores aponta alguma carência na escola. Reclamam
principalmente do espaço, considerado insuficiente para abrigar todas as
atividades que desenvolvem precariamente, ou que não conseguem desenvolver
por falta de local adequado. Gostariam de dividir as turmas para obter um
resultado mais eficiente em certas atividades, uma quadra coberta para atividades
de educação física, entre outras coisas.
Apesar disso não se imobilizam. E o que parece ser seu traço mais
distintivo, incentivam os alunos a não desistirem. Acreditam e trabalham a auto-
estima e a crença dos alunos no sentido de seu crescimento pessoal e no seu bom
desempenho acadêmico a despeito de suas dificuldades. Conforme a fala de um
professor, mencionando dificuldades em uma de suas aulas, pode exemplificar:
“Você fica o tempo todo falando em inglês e a gente não tem dinheiro para
fazer (nome de um famoso curso)”. Eu pensei: Eles estão desesperados!
“Estou há dois tempos falando inglês com vocês, não notaram? A gente está
numa aula de inglês, certo? Vocês têm que ter a capacidade, porque se eu falo
100%, só quero que peguem 20%, o resto a gente vai conseguir”. E eles: “Ah,
76
Sala maior resultante da ampliação provocada pela diminuição da sala contígua, sem palco, sem
cadeiras, tratamento acústico, climatização e iluminação adequadas.
77
A universidade não autoriza a realização de concurso para ingresso na medida das carências da
escola, o que resulta numa equipe formada também por profissionais que apesar de passarem pelo
mesmo processo de seleção para ingresso, permanecem na escola por no máximo 2 anos – são os
professores contratados.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510448/CA