3.2.3 O Modelo Cliente/Servidor........................................................................................57
3.2.4 A integração dos Sistemas através dos Sistemas Informatizados de Gestão – Integrada -
ERP´s ................................................................................................................................60
3.3 O QUE SE PODE ESPERAR DE FATO DE UM SISTEMA DE GESTÃO
EMPRESARIAL - ERP .....................................................................................................62
3.3.1 Perspectivas e Tendências .........................................................................................63
3.3.2 Fatores que costumam determinar o sucesso na Implantação de um ERP..................65
3.3.3 Fatores que costumam determinar o insucesso na Implantação de um Sistema
Informatizado de Gestão Integrada de Processos................................................................67
3.5 CMM – CAPABILITY MATURITY MODEL (MODELO DE MATURIDADE DE
CAPABILIDADE DE SOFTWARE).................................................................................68
3.5.1 Conceitos fundamentais sobre Processos de Maturidade............................................69
3.5.2 Características dos Níveis de Maturidade ..................................................................70
3.5.3 Estrutura Interna dos Níveis de Maturidade...............................................................72
4 METODOLOGIA...........................................................................................................77
4.1 SUMA DO CAPÍTULO...............................................................................................77
4.2 TIPO DE PESQUISA...................................................................................................77
4.3 MÉTODO DE ABORDAGEM ....................................................................................79
4.4 PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS .............................................................................79
4.5 ANÁLISE DAS HIPÓTESES......................................................................................84
4.5.1 Tipologia...................................................................................................................84
4.5.2 Fundamentação .........................................................................................................84
4.6 VALIDAÇÃO DAS HIPÓTESES................................................................................85
4.6.1 Teste de Importância.................................................................................................85
4.6.2 Teste de Necessidade.................................................................................................85
4.7 ALVOS DA PESQUISA..............................................................................................86
4.7.1 População..................................................................................................................86
4.7.3 Universo da Pesquisa.................................................................................................87
4.7.4 Amostra ....................................................................................................................87
4.8 INSTRUMENTOS DE MEDIDA UTILIZADOS.........................................................89
4.9 COLETA DE DADOS.................................................................................................89
4.10 TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS...............................................................90
4.11 LIMITAÇÕES DO MÉTODO ...................................................................................92
5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS...........................................................93
5.1 TESTE DAS HIPÓTESES...........................................................................................93
5.1.1 Hipóteses da pesquisa................................................................................................93
5.2 METODOLOGIA ESTATÍSTICA...............................................................................94
Estatística - U.....................................................................................................................97
Valor - p ...........................................................................................................................97
5.2.1 Resultados.................................................................................................................97
5.2.1.1 Análise do Nível CMMI do projeto de implementação de Software Integrado de
Gestão para a integração e otimização de processos de negócios – Caso da Empresa Brasileira
Correios e Telégrafos –ECT...............................................................................................97
5.2.1.2 Análise da percepção dos usuários de sistemas informatizados na Empresa Brasileira
de Correios e Telégrafos –ECT, quanto a qualidade de desempenho de processos de negócios
informatizados, otimizados e integrados pelo Sistema Informatizado de Gestão Integrada –
ERP, desenvolvido com o uso do CMMI..........................................................................100
5.3 APLICAÇÃO DA LÓGICA PARACONSISTENTE .................................................101
5.4 RESULTADOS SEGUNDO A LÓGICA PARACONSISTENTE..............................104