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Caminhos Metodológicos
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destacar: “Lições de Arithmetica”
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, 1924. Este livro de Matemática elementar,
mostra desde seu inicio a constante preocupação de Euclides Roxo em relação ao
processo de ensino-aprendizagem. Isto pode ser observado neste trecho
(Introdução p. 6):
Procuramos deixar bem clara e precisa a significação de dada operação
elementar. Não receamos, por isso, nos alongar um pouco, quando
necessário, as definições, fazendo-as seguir das propriedades relativas. [...] A
compreensão exacta dessas definições e propriedades tem muito mais
importância que a demonstração e o enunciado das regras, o qual, em rigor,
podia ser supprimido e estivemos a pique de fazê-lo: ninguém aprende uma
operação decorando a respectiva regra.
No fim de cada capitulo encontrará o leitor um certo numero de exercícios
resolvidos; são problemas typos e análogos aos que costumam ser propostos
nas provas escriptas de exames [...].
No capítulo X deste mesmo livro, Euclides Roxo trata de frações
ordinárias.
Chama de grandeza tudo o que é suscetível de aumento ou
diminuição; a mais simples espécie de grandeza existente é o comprimento
de uma reta limitada, isto é, um segmento. [...] Dela nos serviremos para
estabelecer concretamente a nova noção de numero. Se uma certa grandeza
contém exatamente uma segunda grandeza da mesma espécie, diz-se que a
primeira grandeza é um múltiplo da segunda. Reciprocamente, a segunda
grandeza é um submúltiplo ou uma parte alíquota da primeira.
Assim, se, dado os segmentos de reta AB e PQ, na figura abaixo,
pudermos marcar, por exemplo, 3 segmentos iguais a AB, uns em seguida
aos outros, a partir de P até Q, diremos que o segmento PQ contém AB 3
vezes exatamente e que AB é uma parte alíquota de PQ; é um terço ou o
terço de PQ.
Podemos exprimir este fato, dizendo que o numero 3 é a medida de
PQ, quando se toma AB para unidade de comprimento.
Suponhamos agora que, tomando ainda o segmento AB por unidade
de comprimento, queremos medir RS e que não seja possível aplicar AB
sobre RS um numero exato de vezes. Experimentamos então proceder do
seguinte modo: dividiremos AB em um certo numero de partes iguais, em 5
partes, por exemplo; uma dessas partes será, pelo que vimos, um quinto de
AB. Pode acontecer que o comprimento RS contenha uma dessas partes um
número inteiro de vezes, 9, por exemplo; diremos então que RS é igual a
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Em 13/01/44, a Portaria 468, do Ministério da Educação e Saúde, referindo-se ao Decreto Lei
6339 de 11/03/44 criou a Comissão Nacional de Livro Didático e a Portaria 466, de 13/10/44
instituiu Euclides Roxo como seu presidente.
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“Lições de Arithmetica”: Euclides de Medeiros Guimarães Roxo – Catedrático de Matemática do
Colégio Pedro II. Compendio oficialmente adotado pelo Collegio Pedro II -2ª edição, 1924.
Para polêmicas sobre a obra “Lições de Arithmetica”. Ver Euclides Roxo e a modernização do
ensino de Matemática no Brasil, Capítulo 3 – J. B. Pitombeira.
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