209
Na década atual, além de ser mencionado o segundo Plano Nacional de
Direitos Humanos, de 2002, é especialmente citado o trabalho realizado pela
Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal e a criação do
Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos
82
, em 2003, ao que já
fizemos referência no item anterior, vinculado à própria secretaria do qual
participam vários dos/as entrevistados/as. Esse Comitê teve a seu cargo a
elaboração da primeira versão do Plano Nacional de Educação em Direitos
Humanos (PNDEH) e, posteriormente, o processo de consulta pública e
participação da sociedade civil, destacado neste depoimento:
Em 2003, nós estávamos lançando o PNEDH e esse movimento de
implementação, de discussão, socialização do plano, nós tivemos uma
participação muito ampla. Eu fui a 10 estados, inclusive fui 3 vezes a alguns
estados para discutir o PNEDH (Claudia).
Alguns entrevistados/as reconhecem que, sendo este um passo importante
para a implementação de políticas públicas, ainda não é suficiente. Afirmam:
Embora eu ache que a centralidade [do tema da educação em direitos
humanos] é uma conquista política, mesmo tendo um Comitê Nacional de
Educação em Direitos Humanos, mesmo tendo um Plano Nacional de
Educação em Direitos Humanos, ainda não é a educação em direitos
humanos a centralidade. Nós ainda não entramos nos orçamentos do MEC,
ainda não entramos nos orçamentos do Ministério de Justiça. Nós ainda
estamos construindo um processo inicial de fazer com que a justiça e a
educação incorporem o Plano Nacional como uma ação de governo. Esse é
um grande desafio que nós temos hoje no Brasil. (...) Nós estamos ainda
num processo de conquista. A educação em direitos humanos ainda não
ocupa um lugar central (Ana).
Se avança nessas discussões, nas normas, nos impactos, nas leis, tudo isso,
mas ao mesmo tempo se tem ainda uma não-incorporação de fato dessa
concepção de direitos humanos no conjunto das políticas públicas (Claudia).
82
O comitê, quando foi iniciado, em 2003, era composto pelos seguintes integrantes: Aida
Monteiro Silva, Eliane dos Santos Cavalleiro, Flávia Piovesan, Herilda Balduino de Sousa, Iradj
Eghrari, José Antônio Peres Gediel, José Antônio Teixeira, Márcio Marques Araújo, Margarida
Genevois, Maria Martins Salomão, Maria de Nazaré Zenaide, Martonio Barreto Lima, Nair
Bicalho de Sousa, Paulo Domingues, Ricardo Balestreri, Roberto Monte, Sólon Viola, Vera Maria
Candau, representante da Unesco, Representantes do MEC, Representantes da SEDH. No ano de
2007, o comitê era integrado por: Aida Monteiro Silva e Ricardo Henriques, na coordenação;
representantes nacionais: Eliane dos Santos Cavalleiro, Herilda Balduino de Sousa, Iradj Eghrari,
José Antônio Peres Gediel, João de Salles Pupo, Márcio Marques Araújo, Margarida Genevois,
Maria de Nazaré Zenaide, Nair Bicalho de Sousa, Paulo César Carbonari, Ricardo Balestreri,
Roberto Monte, Sólon Viola, Vera Maria Candau; representante da Unesco, representantes do
MEC, representantes da SEDH.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0410360/CA