SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................18
2. REVISÃO DA LITERATURA.................................................................................21
2.1. Aquisição fonológica normal e desviante........................................................21
2.1.1. Aquisição não-linear.................................................................................25
2.1.2. Desvio Fonológico....................................................................................26
2.2. Aquisição da líquida não-lateral /r/..................................................................29
2.2.1. Pesquisas com base na teoria gerativa sobre a aquisição do /r/.........31
2.2.1.1. Miranda (1996) ..................................................................................34
2.2.2 Novos enfoques teóricos: a Fonologia de Usos e a Fonologia Gestual....36
2.3. O papel do léxico............................................................................................41
2.4 O papel do contexto lingüístico........................................................................42
2.5 Terapia para os desvios fonológicos ...............................................................44
3. METODOLOGIA....................................................................................................47
3.1. Caracterização da pesquisa ...........................................................................47
3.2. Seleção dos Sujeitos ......................................................................................47
3.3. Sujeitos...........................................................................................................48
3.4. Implicações éticas da pesquisa......................................................................49
3.5. Critérios de Inclusão.......................................................................................50
3.6. Procedimentos................................................................................................50
3.6.1. Avaliação fonoaudiológica........................................................................51
3.6.2. Classificação quanto ao grau de severidade............................................55
3.6.3. Avaliações Complementares....................................................................56
3.7. Procedimento terapêutico...............................................................................56
3.7.1. Modelo ABAB - Retirada e Provas Múltiplas............................................57
3.7.2. Tratamento fonoaudiológico.....................................................................60
3.8. Abordagens teóricas consideradas para o tratamento....................................61
3.9. Contexto considerado na seleção das palavras-alvo do tratamento...............62
3.10. Levantamento e análise dos dados ..............................................................65
4. DESCRIÇÃO DOS DADOS...................................................................................66
4.1. Som-alvo em OM............................................................................................66
4.1.1. S1 - Contexto Gerativo Favorável............................................................66
4.1.2. S2 – Contexto Gerativo Favorável ...........................................................70
4.1.3. S3 – Contexto Gestual Favorável.............................................................78
4.1.4. S4 – Contexto Gestual Favorável.............................................................84
4.1.5. S5– Contexto Neutro................................................................................91
4.1.6. S6 - Contexto Neutro................................................................................97
4.2. Som-alvo em CM..........................................................................................102
4.2.1. S7 - contexto favorável...........................................................................103
4.2.2. S6 - Contexto neutro..............................................................................108
5. ANÁLISE DOS DADOS.......................................................................................112
5.1. Contexto lingüístico em OM..........................................................................112
5.2. Contexto lingüístico em CM..........................................................................115
5.3. Aquisição não-linear .....................................................................................117
5.3.1. Sujeitos tratados em OM........................................................................117
5.3.2. Sujeitos tratados em CM........................................................................124
5.4. Caracterização das estratégias de reparo no processo de aquisição...........127