SILVESTRE, M. A. Estágios curriculares e práticas de ensino supervisionadas:
sentidos e significados apreendidos por alunas de um curso de Pedagogia. 2008. Tese
(doutorado) – Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2008.
RESUMO
O presente estudo objetivou ressaltar a importância dos espaços de supervisão de estágios
curriculares como fundamentais para a formação inicial. Para tanto, teve como objeto central
de análise a apreensão dos significados e sentidos de alunas do curso de Pedagogia, sobre
as práticas de ensino supervisionadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como
referencial teórico- metodológico a abordagem sócio-histórica. Inicialmente, apresenta-se o
contexto em que nasceu a problemática da pesquisa, com vistas a delinear o seu foco
principal. Com o objetivo de justificar a relevância científica da pesquisa e tomando-se por
base o Estado da Arte na Formação de Professores, a seqüência do texto identifica como é
escassa a produção de conhecimento relacionada ao tema estágios curriculares,
principalmente aqueles realizados nos cursos de Pedagogia. O primeiro capítulo examina,
sumariamente, como a formação de professores foi sendo concebida ao longo da história da
educação brasileira e, nessa trajetória, como a Prática de Ensino e os estágios
supervisionados foram sendo incorporados no processo de formação inicial. No segundo
capítulo, é incluído o modelo de formação inicial que se defende, objetivando demonstrar a
importância da superação de modelos pautados na racionalidade técnica, assim como de
modelos pautados na racionalidade prática. Superação que, acredita-se, deve indicar para a
formação de um profissional capaz de contextualizar histórica e politicamente o processo de
ensino-aprendizagem, situando sua prática e compreendendo-a como uma prática social
que envolve sujeitos e subjetividades e que, intencionalmente, deve intervir na realidade na
qual se insere. O terceiro capítulo apresenta a contribuição da psicologia sócio-histórica,
representada por autores como Leontiev e Vigotski, dentre outros que utilizam esta
abordagem para explicar os fenômenos psíquicos, apreendendo a singularidade do ser
humano. A intenção foi regular o foco da investigação do objeto deste estudo: as práticas
supervisionadas desencadeadas nos cursos de formação por meio dos estágios
curriculares, apresentando o referencial teórico que permitiu uma aproximação aos sentidos
e significados apreendidos por alunos que freqüentam o curso de Pedagogia e que
passaram por esta experiência. Em seguida, apresentam-se a trajetória metodológica e as
informações das entrevistas realizadas, cuja análise permitiu chegar aos núcleos de
significações que foram discutidos, tendo como base o aporte teórico constituído nos
primeiros capítulos. Finalmente, encerra-se este trabalho apresentando uma síntese do
conhecimento produzido, que foi se constituindo na medida em que se descobriam os
significados das hipóteses iniciais e que se compreendia o sentido que todo este estudo
denotou à própria formação e identidade profissional do pesquisador. Decorrente da tese,
arriscou-se indicar alguns aspectos a serem considerados na construção de projetos
pedagógicos para os cursos de formação inicial de professores, principalmente aqueles
relacionados à concepção e forma de organização dos estágios curriculares
supervisionados.
Palavras-chave: Formação de Professores - Estágios Curriculares - Sentidos e Significados