32
Rushall & Smith, 1983; Smith & Smoll, 1977; Swain & Jones, 1995; Ward & Carnes,
2002).
Categorias Descrições Exemplos
C1. Instruções
Técnicas Parciais
(ITP)
O treinador verbaliza o que o atleta deverá fazer
durante um exercício, no treino, porém não
descreve as conseqüências do comportamento
instruído.
“Faz a bola passar a 1 metro e meio da
rede aí” ou “joga a bola mais no fundo”
ou “começa ai da esquerda, cruzada de
direita, um de cada lado”.
C2. Instruções com
Descrição de
Conseqüências
(IDC)
O treinador verbaliza o que o atleta deverá fazer
durante um exercício no treino, contudo, explica
por que ele considera que aquela habilidade deve
ser mais bem treinada ou especifica as
conseqüências naturais ou arbitrárias do seguimento
da instrução fornecida.
“Faz a bola passar a 1 metro e meio da
rede aí que ela vem pro fundo” ou
“Procura afastar pra você ganhar o
espaço pra você poder continuar
jogando o peso do corpo pra cima” ou
“se você der uma puxada dessa,
acelerada, vai contar um ponto”.
C3. Encorajamento
(ENC)
O treinador encoraja os atletas a terminarem um
exercício, a persistirem em atividades difíceis e a
executarem o exercício de acordo com os critérios
ou prazos/ incentiva-os a seguirem uma instrução,
porém sem especificar a instrução.
“Vamos, vamos, vamos”/ “Só mais um
minutinho, vamos lá!”/ “Vai que você
consegue”.
C4. Críticas ou
sarcasmos (CS)
O treinador faz críticas aos atletas, responde de
modo ríspido a suas perguntas / repreende pelos
erros cometidos/ utiliza expressões sarcásticas na
comunicação com o atleta.
“ Beleza, pode deixar dar mais um
pingo. Pode deixar dar três. No jogo
vale também” ou “Ah, com certeza
melhorou...melhorou muito mesmo
(sarcástico)” ou “O que eu falei? Se
você tivesse prestado atenção não teria
perguntado de novo!”
C5.Correções
Parciais (CO)
O treinador diz ao atleta que existe uma habilidade
executada incorretamente e enfatiza apenas o que
atleta NÂO deve fazer. Contudo, ele não faz
críticas, não repreende e não é sarcástico.
“voleio de direita ta muito aqui ó” ou
“Não leva o tronco não” ou “Pára de
flexionar o tronco na hora que você for
bater de esquerda, volear”.
C6. Correções com
Descrição de
Conseqüências
(CODC)
O treinador diz ao atleta que existe uma habilidade
executada incorretamente e explica os motivos
pelos quais ele considera errada a execução ou,
ainda, descreve o que o atleta não deverá fazer e as
conseqüências naturais ou arbitrárias do
comportamento que não deve ocorrer.
“Ta atrasado. Você está subindo
demais, a bola ta passando e você ta
pegando ela aqui ó” ou “Quanto mais
você bater só de direita no treino, mais
você vai errar a esquerda no jogo” ou
“Se acertar menos de 6, não passa a
etapa einh!”
C7. Elogio Parcial
(EP)
O treinador verbaliza elogios sem descrever o que o
atleta acertou.
“Isso, Jóia!”/ “Boa bola!!”
C8. Elogio
Descritivo (ED)
O treinador elogia e verbaliza o que o atleta fez
corretamente, especificando claramente qual o
comportamento adequado ou, ainda, descrevendo as
conseqüências que ocorreram após o
comportamento adequado.
“Jogou o peso do corpo legal de novo”
ou “Você viu como essa você pegou
bem lá na frente? Foi tum. Só
bloqueio”ou “Você viu que aquela que
você veio aqui atrás você foi bem”.
Figura 1. Categorias comportamentais verbais de treinadores avaliadas neste estudo.