1.ª seção
1. Observação direta das quantidades que o aluno possa ver e tocar.
2. Leitura e cópia das cartas de Parker, concretizando-se os primeiros
passos, tornando-os sensíveis pelo emprego dos tornos, grãos de
milho, lápis ou varetas (vide nota 5).
3. Questões fáceis que ilustrem e acompanhem as cartas de Parker.
4. Contagem direta: a) até 10 por unidades; b) de 10 até 20 por
unidades; c) até 100 por unidades e dezenas.
5. Contar por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, respectivamente, a princípio até 12, 18,
28, 30, 35, 40, 45, voltando a quantidade de partida. Assim 2, 4, 6, 8,
10, 12; depois 12, 10, 8, 6, 4,2.
6. Contar até 100, por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 partindo de um número dígito.
Assim: tomando 4 para ponto de partida e contando por 3: 4, 7, 10,
13,16, 19, ..., 97, 100.
7. Taboadas com emprego de tornos (vide nota 6).
8. As quatro operações elementares cujo limite não passe de 100.
Leitura e escrita de números simples.
9. Algarismos romanos: Deve-se dar primeiro o conhecimento dos sinais:
I, V, X, L, C, para depois o aluno compreender as combinações
desses algarismos em números maiores ou menores. O Relógio.
2.ª seção. As quatro operações elementares. Revisão e ampliação da
matéria estudada na seção 1.
2. Taboada grande e pequena.
3. Cálculo mental e rápido.
4. Leitura das cartas de Parker.
5. Resolução de problemas práticos e de uso quotidiano.
6. A moeda nacional e suas diversas unidades: o real, o vintém, o tostão,
o mil réis. Uso do $. Recibos.
3.ª seção. As quatro operações elementares. Ampliação da matéria
estudada na seção 2.
2. Sistema métrico decimal.
3. Exercícios de pesagem e medidas.
4. Conhecimento do valor das medidas antigas ainda em uso no
comércio.
Nota 5. Para que o aluno tenha a intuição de 1/2, 1/3, 1/4; 2/2; 2/3; 2/4,
etc., devem ser utilizados pequenos objetos comuns.
Nota 6. Tomando-se a casa dos dois, os alunos devem dispor os tornos
desde um, dois, até doze, dois. Assim:
//
// //
// // //
// // // //, etc. Somando dirá dois e nenhum são dois; dois e dois são
quatro; dois e dois e dois são seis, etc. Multiplicando dirá: um dois são
dois; dois dois, são quatro; três dois são seis, etc. Subtraindo dirá: de
dois tirando dois fica nenhum; quatro tirando dois, ficam dois; seis
tirando dois ficam quatro. Dividindo dirá: dois tem um dois, quatro tem
dois dois, seis tem três dois, etc. (L
EIS E DECRETOS DO ESTADO DE SÃO
PAULO, 1911, p. 115).
121