crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando as
diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal,
como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir
das produções culturais, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade,
a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e
verificando sua adequação. Podemos então verificar a importância do estudo do
Tratamento da Informação como um todo e ressaltar o estudo da Estatística,
como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e
o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Hoje, a leitura e interpretação de gráficos e tabelas têm uma grande
importância social, pois, diariamente, em revistas e jornais deparamos-nos com
tabelas, gráficos, cálculos e previsões estatísticas, e devemos saber considerá-los
para ter uma avaliação correta dos dados apresentados. Os Parâmetros
Curriculares Nacionais apontam estas competências como um de seus objetivos:
“saber utilizar diferentes fontes de informação (...) para adquirir e construir
conhecimentos” (BRASIL, 1998, p.31).
O estudo da Estatística, ainda, contempla um outro objetivo contido nos
PCN-EF: conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,
materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de
identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país. Ressaltamos
que, além de conhecer estas características, a Estatística proporciona meios de
interpretar, questionar e tomar decisões através das mesmas.
Lopes (1998), em sua dissertação de mestrado, na qual desenvolveu uma
análise curricular sobre o ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino
Fundamental, considera que o ensino da Probabilidade e da Estatística possa
contribuir para que a escola cumpra seu papel de preparar os estudantes para a
realidade, à medida que desenvolve a elaboração de questões para responder a
uma investigação, que possibilita fazer conjecturas, formular hipóteses,
estabelecer relações, processos necessários à resolução de problemas.
Os conteúdos propostos pelos PCN-EF se relacionam como leitura e
interpretação de informações de imagens, coleta e organização de informações,
interpretações e elaboração de tabelas e gráficos, produção de textos com
análises de gráficos e tabelas, construção de gráficos e tabelas baseados nas