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Quanto às festas religiosas, em decorrência do rito próprio, os ucraínos
celebram as grandes festas da cristandade com a pompa e o colorido característico
de todos os ritos orientais. Como a Igreja Latina, as duas celebrações máximas do
ano são as do Natal e da Páscoa; a estas, seguem-se, por ordem de importância, as
do Ano Novo, dos Reis Magos, de Ramos e de São José, padroeiro da Paróquia
(Wouk, 1981, p. 38).
Na véspera do Natal, a “Véspera Santa”, quando nasce a primeira estrela,
estende-se palha de trigo no assoalho da sala principal e coloca-se em pé, junto à
porta de entrada, um feixe de trigo, para simbolizar, respectivamente, o velhinho e a
velhinha do Natal (didúh, bábka). Todos, menos os velhos e doentes, passarão a
dormir três noites no chão, sobre a palha, em memória ao nascimento de Jesus no
estábulo e na manjedoura da gruta de Belém. Na hora da ceia, a “Santa Ceia”, por
volta das 7 horas, reúnem-se todos os membros da família em torno da mesa posta.
No centro da mesa acha-se uma vela de cera, benta no dia 2 de fevereiro do ano
anterior, que fica acesa durante a refeição. Alimentos especiais são servidos. Em
primeiro lugar um caldo ralo (Kotyá), preparado com sementes de trigo bem cozidas,
mel e sementes de outra planta que chamam de mák. A seguir, e pela ordem: a
sopa típica (bórsts), em que entram vários ingredientes, como repolho, beterraba,
farinha de trigo e vinagre, entre outros; canudos (charutos) de repolho; pastéis
(holúbts’i) recheados com nata e requeijão; salada de peixe ou sardinha, tomate,
cebola e pepino azedo. A bebida pode ser vinho ou cerveja de fabricação caseira
(pêvo). Não se come carne. Terminada a refeição, os participantes entoam hinos e
cânticos religiosos com temas do Natal (Kol’adá).
No primeiro dia do ano, o Ano Novo, após a missa, tão solene como a de
Natal, grupos de visita visitam as casas. À entrada, diante do chefe de família,
lançam ao chão sementes de trigo, ao mesmo tempo lhe apresentam os votos de
felicidades e de prosperidade, em forma de versos. As palavras, ditas em língua
ucraína, expressam a sinceridade que a todos anima e mostram o objetivo principal
do trabalho da comunidade: a cultura da terra, da qual retiram o seu sustento e da
qual depende a sua felicidade e prosperidade (WOUK, 1981, p. 39-40).
Na Páscoa, no “Sábado Santo”, às 4 horas da tarde, o povo dirige-se à
igreja, cada família levando uma cesta enfeitada de flores e coberta por uma bela
toalha bordada, contendo, para serem abençoadas pelo sacerdote, as seguintes