140
PB: Varia, é variado por que, por exemplo, pra nível básico é das 13 e 30 até 14 e 30 ou das
15 às 16. É quando tem a troca de turno. E o avançado também é das 15 às 16 e também na
hora do almoço.
8) A sua formação inicial proporcionou a você saberes necessários para dar aula em contexto
empresarial? E práticas?
PB: Não muito não. Por que eu não sei agora, mas quando eu me formei em 96 até lá,
naquela época, neste período não tinha muita coisa assim, entendeu? Agora pode ser que
tenha, né? Mais não tinha não, era mais formação pra escola pública ou particular.
9) Como você pensa que deve ser a formação de professores de inglês para lecionar em
empresas? É preciso sr licenciado ou basta falar bem? Pq?
PII: Ah, o que poderia ser acrescentado seria assim, por exemplo, o inglês técnico, então
talvez tivesse que ter tipo uma matéria optativa ou assim que desse alguma idéia de alguma
coisa que fosse trabalhar. Por que a gente vê como você dar uma aula de gramática, como
você utilizar livro, escolha de material didático, mas às vezes esse material não se aplica
assim exatamente no mesmo período do curso normal, regular. Por exemplo, o curso de
inglês que tem lá na empresa I. É (...) os alunos de básico geralmente vão demorar um pouco
quem nunca viu vai ter uma certa dificuldade vai demorar um pouco mais. Não dá é (...) tem
o cronograma montado, mas às vezes ultrapassa um, pouquinho.
Pesquisadora: Você acha então que o material didático que você tá usando lá nem sempre
atende às necessidades dos alunos?
PB: Não, atende. Só que, por exemplo, se o aluno tem muita dificuldade então tem que ir um
pouco mais devagar. Não dá pra correr muito com eles por que tem uns que têm muita
dificuldade mesmo. Tem que começar desde o alfabeto. Acho assim que talvez poderia ter nos
cursos um acerta introdução é (...) digamos como você é (...) por que são diferentes (...)
vamos supor (...) se você faz uma faculdade de letras, você vai poder dá aula, coisas do tipo.
Mas se você vai dar aula numa escola de idioma, você já tem aquele método, entendeu? Se
você não tem aquele método próprio, e tipo se você pega esses alunos é (...) com dificuldade
no básico então o material que você usaria numa escola pública ou pra uma escola
particular não funcionaria pra esses alunos. Então, talvez pudesse ter um direcionamento
assim: não então com operários ou então funcionários que teriam mais dificuldades teria que
ser um pouco mais prolongado.
Pesquisadora: Então, você acha que os cursos pra empresa poderiam ser feitos pra empresa,
por exemplo, não talvez seguir esses livros. Você acha que poderia ser feito um material
específico pra cada contexto?
PB: É que, por exemplo, esses que eu já tenho montado que eu já tô fornecendo pros alunos.
No ano que vem já vai ser montado uma apostila com esses exercícios. Você já chega lá já
tem apostila por que tem exercício, exercício de gramática. E aos poucos já tem os textos. De
acordo com o nível, né?
Pesquisadora: É preciso ser licenciado pra trabalhar em empresa ou basta saber só falar bem
inglês?
PB: Eu creio que precisa ter uma formação, né? Por que você pode às vezes saber falar
muito bem inglês, mas você pode não ter a didática pra passar pros alunos. De repente você
sabe pra você e os alunos não entendem.
10) Como você foi selecionada pra trabalhar lá na empresa I?