sistema de informação depende dos recursos humanos (os usuários finais e os
especialistas em Sistema de informação – SI -), de hardware (máquinas e mídia),
software (programas e procedimentos), dados (banco de dados e bases de
conhecimento) e redes (mídia de comunicação e apoio de rede) para executar
atividades de entrada, processamento e produção, armazenamento e controle que
novamente convertem recursos em produtos de informação. Uma cadeia de
informações concatenadas. (O’BRIEN, 2001).
Segundo Prates (apud MAIA, 1999), os sistemas de informação (SI) são formados
pela combinação estruturada de vários elementos, como a informação (dados
formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos (pessoas que
coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as
informações), as tecnologias de informação (o hardware e o software usados no
suporte aos sistemas de informação) e as práticas de trabalho (métodos utilizados
pelas pessoas no desempenho de suas atividades), organizadas de tal modo a
permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização.
Para Chinelato (1998), os sistemas de informação são os mecanismos
informatizados que permitem a visualização da organização como um sistema
aberto, ou seja, considerando não somente a estrutura de trabalho interno, mas
também todo o seu relacionamento externo como componentes de um processo
único chamado organização, a qual permita o atingimento de um objetivo de forma
eficaz, sendo que a visualização da organização como um sistema aberto, por parte
do administrador, permite que este saia de sua posição conservadora para uma
visão de agente de mudança, uma vez que o ambiente externo também está
sofrendo mudanças.
Já para Laudon e Laudon (1999), um sistema de informação pode ser definido como
um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalha juntos para coletar,
recuperar, processar, armazenar e distribuir informações, com a finalidade de
facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, análise e o processo decisório
em empresas e outras organizações. Eles são responsáveis pela transformação da
informação em forma utilizável para a coordenação do fluxo de trabalho de uma
empresa, ajudando empregados e gerentes na tomada de decisões.