120
RIBEIRO, Ilza. A crise brasileira no ensino da norma culta. A cor das letras.
Edição especial, nº 3. Feira de Santana: UEFS. 1999. p. 101-122. Disponível
em: <http://www.facs.br/cel/braxxix/regra/pag3.htm>. Acesso em 19 mai. 2006.
RIBEIRO, Ormenzinda Maria. Ensinar ou não a gramática na escola. Eis a
questão. Linguagem e Ensino, Pelotas, v.4, n. 1, p.141-157, 2001.
RICHARDS, Jack C. The role of textbooks in a language program. New
Routes, São Paulo, Disal, abr. 2002.
RITCHER, Marcos Gustavo. Pedagogia de projeto: da gramática à
comunicação. Linguagem & Ensino. Pelotas, v. 6, n. 1, p.129 – 179, jan./jun.
2003.
SILVA, Elisabeth Ramos da. A utilidade da teoria gramatical na produção de
textos formais escritos. In: Estudos lingüísticos XXXIV. São Paulo: nome da
editora, 2005. p. 316-321. Disponível em: <http://www.gel.org.br/4publica-
estudos-2005htm>. Acesso em 03 set. 2006.
_______. Reflexões sobre a utilidade do ensino da gramática teórica para o
domínio da norma-padrão. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 15, número de
página, 2006.
SILVA, Elisabeth Ramos da; GURPILHARES, Marlene Sardinha. Interfaces
entre a Lingüística e a Gramática no ensino da Língua Portuguesa. In:
CASTRO, Solange Teresinha Ricardo de; SILVA, Elizabeth Ramos da (Orgs.).
Formação do Profissional Docente: contribuições de pesquisas em
Lingüística Aplicada. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2005. p.
47-73.
SILVA, Elisabeth Ramos da. O olhar de Vigotski ao ensino da gramática. In:
DAMIANOVIC, M.C; HAWI, M; SCETTINI, P; SZUNDY, R. (orgs). Vygotsky:
umas (re)visita no início do século XXI. 2008. No prelo.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Livro didático: do ritual de passagem à
ultrapassagem. Em aberto, Brasília, ano 16, n. 69, p. 10-15, jan./mar. 1996.
SOARES, Magda Becker. Um olhar sobre o livro didático. In: Presença
Pedagógica, Belo Horizonte. v. 02, n. 12, p. 52-64, nov./dez. 1996.