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RODRIGUES, R. P. C. B. Análise da área da saúde coletiva nas
estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil. 2005.
126 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia, Universidade
Estadual Paulista, Araçatuba, 2005.
RESUMO
A área da Saúde Coletiva tem papel fundamental na formação do
profissional com o perfil exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do
curso de Odontologia, implementadas em 2002. O objetivo da pesquisa
foi analisar as características das disciplinas da área da Saúde Coletiva
nos currículos dos cursos de Odontologia do país, no que se refere à
carga horária; duração em semestres; nomenclatura; formato da
disciplina; metodologia de ensino; formas de avaliação. Foram enviadas
correspondências para 123 cursos que tinham formado pelo menos uma
turma até o ano de 2003, solicitando a estrutura curricular do curso e os
planos de ensino das disciplinas. Cinqüenta cursos enviaram o material,
representando 40,65% do total de cursos selecionados para a presente
pesquisa. A carga horária destinada à Saúde Coletiva é heterogênea,
encontrando-se de 75 a 699 horas, sendo que a maior porcentagem está
na faixa de 200 a 324 horas, representando 44,18%. No que se refere à
quantidade de semestres destinada à Saúde Coletiva, verificou-se que os
cursos pesquisados destinam de 1 a 8 semestres, destacando-se a
concentração em 2 e 3 semestres (20,93% cada) e em 4 semestres
(27,91%), sendo que 4,65% ministram a disciplina em 8 semestres. São
várias as nomenclaturas utilizadas pelos cursos para designar a área da
Saúde Coletiva, sendo que Odontologia Social e Preventiva foi a mais
citada (30%). Verificou-se que todas as disciplinas da área são de caráter
teórico-prático e 95,35% dos cursos mencionaram, em seu plano de
ensino, a existência de atividades extra-murais. As metodologias ou
estratégias de ensino citadas pelas escolas foram aulas expositivas
(100%), seminários (71,88%), aulas práticas (59,38%) e trabalho em
grupo (40,63%). As formas de avaliação utilizadas foram prova escrita
(100%), prova prática (80%); avaliação dos trabalhos (57,5%); avaliação
dos seminários (52,5%) e avaliação de relatórios (25%). Conclui-se que
para a maioria dos cursos a carga horária da área é de 75 a 324 horas,
ministradas de 2 a 4 semestres; a nomenclatura mais utilizada foi
Odontologia Social e Preventiva, todas são de caráter teórico-prático; as
metodologias de ensino mais citadas foram aulas expositivas e
seminários; e como forma de avaliação, a prova escrita e a prova prática
foram as mais citadas nos planos de ensino.