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Se hoje, para imaginar uma seqüência linear
das reflexões, assinadas por Bakhtin ou por
outros membros do círculo, teríamos de reler
as obras, o que efetivamente várias pessoas
estão fazendo nesse momento, encontrando
uma profunda coerência para a colcha de
retalhos que nos chegou, teríamos também
de reconhecer que essa coerência de fato já
estava metonimizada em cada trabalho,
especialmente se considerarmos a
concepção histórico-cultural de linguagem
que orienta e se constitui como marca
essencial do conjunto dos textos (BRAIT,
2003:20).
Desse conjunto de textos da obra bakhtiniana, o que nos interessa investigar
são os textos que extrapolaram a teoria literária; e que passaram a ser lidos,
segundo Brait (2003), a partir da década de 90; sob a ótica da linguagem em
geral e não exclusivamente à ótica da literatura. Aos textos de Brait fiz uma
complementação com alguns estudos de Robert Stam.
Brait (2003) afirma que, na obra Estética da comunicação verbal
20
, aparecem
três ensaios
21
fundamentais para reflexões sobre a linguagem nas ciências
Humanas em geral.
Nestes trabalhos, Bakhtin destaca a importância e a presença do texto em
todas as Ciências Humanas. Para Bakhtin, o texto é a “única realidade” do
pensamento e da vivência, e um ponto de partida para todas as disciplinas
(BRAIT, 2003). No ensaio “Por uma metodologia das Ciências Humanas”,
Bakhtin deu continuidade às questões do “texto”, e discutiu aspectos sobre a
natureza da compreensão, da imagem, do símbolo e da compreensão dialógica
ativa. Mas é em Gêneros Discursivos que Bakhtin vai religar todos os conceitos
anteriormente citados em suas obras: “signo, enunciação, interação,
dialogismo, plurilingüismo, polifonia etc.” (BRAIT, 2003:23).
20
Estética da comunicação verbal (1979 - reunião de textos, incluindo um de 1919, até então inédito e o último publicado em vida, de
1974 - “Por uma metodologia das ciências humanas”, espanhol 1982; português 1992).
21 A questão dos gêneros discursivos” (Bajtín, 1982, p.248-93), “O problema do texto na lingüística, na filologia e outras ciências
humanas: Ensaio de análise filosófica” (Bajtín, 1982, p.294-323) e “Por uma metodologia das Ciências Humanas” (Bajtín, 1982, p.381-
96) (BRAIT, 2003:22).