240
Momentos significativos
Concepção inicial
sobre computador
e a IE
Falas
Tomadas de
Consciência
Concepção
evoluída
sobre IE
Apoio
A Informática Educativa na
escola é um grande ganho
para o processo de ensino-
aprendizagem, pois é um
instrumento que ganha a
atenção
dos alunos, deix
ando
a aula mais
prazerosa
. (Q2)
Ana
Resistência
...Mas para seu funcionamento
é necessário,
além do
professor, um instrutor. (Q2)
...falta conhecimento e me sinto
insegura .(M1E1)
Concepção professor matemática ...uma
pessoa que
instigue
o outro, que acima de tudo
se envolva com o aluno, faça o aluno
pensar... (M1E3)
Nesse dia, um dos pontos que me fez refletir
foi sobre a insegurança
que tenho com relação
ao novo, desconhecido. E isto inclui o
computador. Percebi que tenho de vencer esse
medo
.(D1)
Fiquei
curiosa e ansiosa
em
aprender a informática educativa. (D1)
Veja, agente pode trazer a criança aqui, e
vamos fazer um quadrado um triangulo, que
nem no inicio de nossa aula aqui... (M2E2)
Eu achei o SUPERLOGO interessante,
estimulador e instigante, pois ele nos desafia e
nos faz pensar.... (D1)
Esse é o desenho Geométrico legal, nem
precisa ficar apagando é muito bom !!!
Já fiz a planilha para meu Marido que trabalha
na construção com cálculos. Ele ficou super
feliz...(M4E3)
Esse era o único programa que eu conheci
.... Só que o meu domínio era muito pequeno
e
fiquei contente com as várias possibilidades..
Pena
que na escola que eu trabalho o 2º grau
não tenha laboratório de informática... (D4)
... morríamos de medo do tal computador e
hoje, pelo menos eu, já chego em casa e vou
futricar nele, e isso sem tanto medo (D4)
1) Sobre seu medo
instiga e desafia.
3) Cabri facilita o
desenho geométrico.
4) Computador
facilita a troca de
informações
5)Computador
facilita aprendizagens
de conceitos
6) Várias
possibilidades do
Excel
7) Quem não ter
oportunidade de
trabalhar com o
computador terá
muito a perder...
8) Barr
eira transposta
9) Da evolução
desencadeada nela,
com a capacitação.
Muito significativa
pois:
Não se sente mais
insegura em relação à
máquina
Tem uma postura de
engajamento....
Pensa em trazer os
alunos...
Considera que na
escola onde não
existe comput
ador
seus alunos sairão
perdendo.
(*)As evoluções
desencadearam
inclusive mudanças
de ações em relação
ao micro, fazendo
passa a resolver
problemas segundo
sua necessidade.
Apoio
...para eles é uma festa sair
da sala de aula (M1E1)
Atrativo
Bil
Resistência
Por eu mesmo não ter muito
contato com a máquina
(Q2)
... Para mim os professores
levam os alunos para eles
ficarem brincando (M1E1)
Hoje em informática os
alunos colocam a gente no
bolso, porque sabem mais do
que nós.
( M1E2).
Vejo a informática educativa
com preocupação...Para mim
esse curso vai ser uma
novidade, mas não sei até que
o ponto vai ser utilizado na
prática (M1E3)
O que existe é bem assim,
tanto a tecnologia como os
métodos que se tem, é jogado
para o professor, e a tendência
é abraçar sem saber por que,
de onde veio se realmen
te
funciona e vamos aceitando
(M1E4)
todos estavam bem à vontade para expor suas
idéias, e seus objetivos (D1)
Estou
fi
cando bom
em computador, já sei
corrigir
bastantes erros (M2E2).
Acho interessante a questão da primeira
semana, foi importante sua excussão do
diálogo, para que eu estivesse aqui mexendo.
Hoje
já me senti bem solto, estou até mais
ajudando o colega. Nem sempre foi assim tinha
que sempre chamar alguém para ajudar no que
estava fazendo. Igual na semana que
começamos a trabalhar a da discussão, sai
daqui ia para a outra escola e fica
mexendo.... (M2E2).
Eu gostei. Porque acho que a matemática é
um desafio..
..
O aluno deve ter aquela vontade
de correr de ir atrás para tentar chegar à
solução. Isso aqui é possível com
LOGO (M2E2)
- Eu acho que vamos combinar em trazer os
alunos...
(M2E2).
Muito interessante pois deu para notar que
com a máquina há uma atenção e muita
concentração
por parte de quem está
operando (D3)
Achei muito interessante..., o professor leva
direto a fórmula sem mostrar a prática, assim
pensei que não é perca de tempo, porque o
aluno vai aprender realmente, do que falar ele
viu todo o co
nteúdo (M4E2)
Esse curso abriu meus olhos
para o lado da
informática, pois agora vejo alguma
reportagem sobre IE, já chama minha atenção.
Pena o tempo ser pouco (D5)
1) Sobre seu Medo
2) Insegurança com
respeito aos alunos.
3) Importância do
diálogo
e discussão
para a quebra de
barreiras.
4) Outros conteúdos
que envolvem a ação
sem ter sido
destacados
5) Que o ambiente
LOGO é desafiante,
estimulando a
vontade.
6) Da possibilidade
de trazer os alunos.
7) Que na máquina há
atenção e
concentração p
or
parte de quem opera.
8) Tomada de
consciência da sua
própria evolução em
relação à IE.
Muito significativa
pois:
Não se sente mais
inseguro em relação
a máquina e ao aluno
pois pensa em vir
com ele.
Percebe
potencialidade da
máquina, permitido
que ao professor um
ensino mediado de
maior qualidade.
(*)Evoluiu em muito
em suas concepções,
que inclusive
desencadearam
mudanças de atitude,
pois volta agora seu
olhar para o campo
da IE.