ix
SUMÁRIO
LISTA DE QUADROS
................................
................................
................................
..............
xi
LISTA DE TABELAS
................................
................................
................................
...............xii
LISTA DE ANEXOS
................................
................................
................................
...............
xiii
AGRADECIMENTOS
................................
................................
................................
.............
xiv
RESUMO
................................
................................
................................
................................
.1
ABSTRACT
................................
................................
................................
..............................
3
APRESENTAÇÃO
................................
................................
................................
...................
4
1. NOTAS INTRODUTÓRIAS E F
UNDAMENTOS TEÓRICOS GERAIS
...............................
9
2. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NA PESQUISA
................................
..13
3. OS INDICADORES APONTADOS PELOS ENTREVISTADOS: APRESENTAÇÃO E
ANALISE DE RESULTADOS
................................
................................
................................
17
3.1. Apresentação dos Resultados
................................................................
....................17
3.2. Análise dos Resultados
................................
................................
...............................
20
4. REFLETINDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA DIMENSÃO
AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFMT
................................
....36
4.1. Fundamentação Legal
................................
................................
................................
36
4.2 Projeto Político Pedagógico Atual (em vigor)
................................
...............................
39
4.3 Projeto Político Pedagógico 2004 (ainda não em vigor)
................................
..............42
4.4. Reciclagem de Materiais Elétricos
................................
................................
..............46
4.5 Compensação Ambiental
................................
................................
.............................
50
4.6 Efeitos de Campos Elétricos e Magnéticos de Baixa Freqüência (50 e 60 Hz) sobre a
Saúde Humana
................................
................................
................................
..................51
4.7 Limites para Exposição a Campos Elétricos e Magnéticos na faixa de
Radiofreqüências entre 9 KHz
e 300 KHz (CEMRF)
................................
.........................53
4.8 Conservação de Energia e Eficiência Energética
................................
........................
55
4.9 Responsabilidade Social................................
................................
..............................
58
5. EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ENGENHARIA ELÉTRICA: A CONECTIVIDADE
MULTIDISCIPLINAR IDEALIZADA.
................................................................
.......................62
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
................................
................................
...............................
67
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
................................................................
.......................69
SOBRE O AUTOR
................................
................................
................................
.................74
ANEXOS
................................
................................
................................
................................
76
ANEXO I
PARECER CNE/CES 1.362/2001
HOMOLOGADO
................................
.........77
ANEXO II
RESOLUÇÃO CNE/CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002
................................
83